Comissão de Ecologia aprova parecer ao projeto que proíbe a técnica de fracking

09/04/2019 15h37 | por Lilian Chaves
Podcast
A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em reunião realizada nesta terça-feira (09) parecer favorável ao projeto que proíbe definitivamente a técnica de fracking na extração de gás de xisto. Em 2016, uma lei suspendeu por 10 anos as licenças ambientais para extração de gás com o uso do fracking.

A técnica de fracking ou fraturamento hidráulico é utilizada para realizar perfurações a fim de extrair um determinado tipo de gás, como o gás de xisto. O grande diferencial do método é que ele permite explorar reservas de gás ou petróleo inalcançadas pelo método convencional. Porém, o solo e os lençóis freáticos podem ser contaminados com substâncias nocivas à saúde.

O relator, deputado Tadeu Veneri (PT), falou da importância do projeto e dos riscos que o fracking pode trazer para a cadeia produtiva.

Sonora Tadeu Veneri            

Durante a reunião, o presidente da Comissão, deputado Goura (PDT), apresentou também o projeto “Alep Sustentável”, que prevê práticas simples que ajudam na preservação do meio-ambiente, dentro da Assembleia Legislativa. Até o dia 29 de abril, os deputados podem apresentar sugestões para aprimorar a proposta.

Sonora Goura 

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Lilian Chaves.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação