Comissão de Educação focou as ações na negociação com servidores da categoria Presidente do grupo, deputado Hussein Bakri (PSD), disse que a Comissão tem trabalhado junto às ações do Governo do Estado com o objetivo de levar o estado ao 1º lugar no Ideb.

22/07/2019 10h14 | por Thiago Alonso
Reunião da Comissão de Educação contou com a participação de lideranças e representantes da APP-Sindicato.

Reunião da Comissão de Educação contou com a participação de lideranças e representantes da APP-Sindicato.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Reunião da Comissão de Educação contou com a participação de lideranças e representantes da APP-Sindicato.

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem, segundo seu presidente, deputado Hussein Bakri (PSD), a missão em 2019 de auxiliar o governo do Paraná a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso, trabalhou em suas reuniões como ponte para as discussões entre o governo estadual e a APP-Sindicato, que representa servidores da educação.

Foi neste debate que a Comissão focou sua atuação em 2019. “Neste primeiro semestre, intermediamos uma série de negociações com a categoria, justamente por entender que professores valorizados são um ponto fundamental no bom desempenho da nossa educação”, avalia Bakri, que também é líder do governo na Assembleia.

“Uma das principais metas do governador Ratinho Junior é levar o Paraná ao primeiro lugar do Ideb na prova de 2021. E a Comissão de Educação tem sido parceira nessa missão, sobretudo por manter um debate constante com os servidores, por meio da APP-Sindicato”, explica o deputado.

No período, a Comissão realizou sete reuniões dentro da Assembleia e outras oito externas, além de discutir três projetos de lei, sendo dois aprovados. Também se reuniu com o secretário da Educação, Renato Feder, e professores, para ouvir demandas da categoria, além de se encontrar com reitores das Universidades estaduais paranaenses para discutir as reivindicações do grupo.

Audiências – A Comissão também realizou duas audiências públicas. Uma tratou da jornada de trabalho de pedagogos da rede estadual de ensino determinada pela resolução 02/2019, da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que regulamenta a distribuição de aulas e funções aos professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), do Quadro Único de Pessoal (QUP) e aos professores contratados em Regime Especial nas Instituições Estaduais de Ensino do Paraná. Em outra, ouviu cidadãos de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sobre o déficit de vagas em escolas estaduais e a falta de transporte escolar no município.

Além de Bakri, ainda fazem parte da Comissão os deputados Alexandre Amaro (PRB) vice-presidente, Luiz Fernando Guerra (PSL), Professor Lemos (PT), Rodrigo Estacho (PV), Tiago Amaral (PSB), e Maria Victoria (PP) que em razão da licença maternidade foi substituída, temporariamente, na Comissão pelo deputado Evandro Araújo (PSC).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação