Comissão de Educação quer diálogo para resolver ocupação de escolas em protesto contra a reforma do ensino Deputados recomendaram moderação aos envolvidos nos protestos, apontando problemas que decorreriam de uma nova interrupção prolongada das aulas.

11/10/2016 12h00 | por Sandra C. Pacheco
Reunião da Comissão de Educação 11/10/2016

Reunião da Comissão de Educação 11/10/2016Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Reunião da Comissão de Educação 11/10/2016


A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa reuniu-se na manhã desta terça-feira (11), sob a presidência do deputado Hussein Bakri (PSD), para discutir iniciativas ao alcance da Casa com vistas à retomada das aulas naqueles estabelecimentos ocupados por estudantes em protesto contra a Medida Provisória 746, que trata da reforma do Ensino Médio. A reunião foi solicitada pelo deputado Professor Lemos (PT), que defende a revogação da medida pelo Governo Federal.

O encontro foi acompanhado por representantes da União Paranaense de Estudantes (UPE). Instado a expor a pauta de reivindicações dos manifestantes, Diego Maldonado, tesoureiro da entidade, disse que ela é muito ampla, não se restringindo à questão da reforma. Envolve demandas locais e outros temas políticos, como as operações Pelicano (Receita do Estado) e Quadro Negro (Secretaria de Educação), em tramitação na esfera estadual. Professor Lemos propôs a realização de uma audiência pública ainda no final do mês com a participação de representantes do setor de Educação e o envio de um requerimento à Presidência da República e ao Ministério da Educação solicitando a revogação da Medida Provisória e a abertura de um amplo debate sobre a reforma educacional.

As duas sugestões foram acatadas pela comissão, que se comprometeu a desenvolver as ações necessárias, inclusive formando uma comissão para ir a Brasília levar essas posições às autoridades competentes e às bancadas do Paraná e da educação, na Câmara Federal e no Senado. Tanto Bakri quanto Marcio Pacheco (PPL), Palozi (PSC) e Evandro Araújo (PSC) ressaltaram a importância de agir com moderação e racionalidade, refletindo sobre os problemas que serão causados a estudantes e suas famílias com uma nova interrupção prolongada das aulas. Pacheco ponderou que funcionaria como um voto de confiança e prova de disposição para o diálogo uma desocupação das escolas enquanto a comissão se empenhar na busca de um consenso.

A deputada Cantora Mara Lima (PSDB) observou que é preciso atentar para o que é da esfera de competência do Estado nesse caso, de forma a direcionar as discussões para uma solução efetiva das demandas apuradas. Também compareceu à reunião o deputado Anibelli Neto (PMDB).

 

Ouça o Podcast relacionado





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação