Comissão de Educação recebe lideranças preocupadas com possível fechamento de escolas

06/12/2017 16h19 | por Trajano Budola
Reunião da Comissão de Educação. 06/12/2017

Reunião da Comissão de Educação. 06/12/2017Créditos: Noemi Froes/Alep

Reunião da Comissão de Educação. 06/12/2017

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD), recebeu professores, diretores e representantes da APP-Sindicato, na tarde desta quarta-feira (6), que vieram manifestar preocupação com a possibilidade do encerramento de turmas e até com o eventual fechamento de escolas públicas estaduais. De acordo com o que foi relatado, a orientação passada por Núcleos Regionais de Educação é de que as rematrículas de alunos que frequentam estas escolas sejam encaminhadas a escolas em outras localidades, para o ano letivo de 2018.

Professores e diretores de sete escolas de Curitiba e do interior, inclusive que atendem comunidades do campo, contaram como estão tratando da possibilidade com os pais e com os alunos, e avaliaram os impactos que a medida pode gerar. Para o presidente da AAP-Sindicato, Hermes Leão, decisão igual já foi tema de discussões, mas uma mobilização da classe fez com que o Governo do Estado recuasse. “Mais uma vez as escolas estão sendo surpreendidas. Em 2015 o governador Beto Richa se manifestou publicamente e a medida foi suspensa, mantendo todas as escolas. Agora volta o tema, basicamente motivado por redução do investimento em educação, reduzindo os gastos sem levar em consideração, ainda, a questão do atendimento da população em situações específicas”, explicou.

O presidente da Comissão, Hussein Bakri, deu como encaminhamento do encontro marcar, para a semana que vem, uma reunião entre representantes da comunidade escolar e a secretária de Estado da Educação, Ana Seres Comin, e com o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Ele também solicitou objetivamente à APP-Sindicato um levantamento sobre quantas escolas e turmas poderiam deixar de funcionar em 2018.

Para o deputado Professor Lemos (PT), a proposta do fechamento precisa de uma saída que não desfavoreça as escolas estaduais, nem os pais e alunos. “A comissão acolheu a proposta de debater com o governo este tema, para que possamos manifestar o descontentamento da comunidade escolar, posição que é compartilhada pelos próprios deputados do nosso grupo”, afirmou. Participou da reunião também o deputado Marcio Pacheco (PPL), que se declarou contrário à possibilidade de fechamento de escolas.