Comissão de Esportes aprova academias e escolas de natação como serviços essenciais

26/05/2021 16h45 | por Trajano Budola
Deputado Douglas Fabrício (CDN), presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Douglas Fabrício (CDN), presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Douglas Fabrício (CDN), presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou parecer favorável, em reunião remota na tarde desta quarta-feira (26), ao projeto de lei 245/2020 do deputado Alexandre Amaro (Republicanos) estabelecendo as academias de ginástica, natação, hidroginástica e de artes marciais como atividades essenciais no estado, sendo vedada a determinação do fechamento total destes locais.

Ponderando que a ocupação dos espaços das academias podem ser determinadas pelas autoridades de saúde competentes, a proposta alega que o esporte e atividade física são direitos fundamentais e essenciais à saúde “resultando em aperfeiçoamento físico e psicológico, ensejando o direito à dignidade da pessoa humana, inclusive em tempos de calamidade pública”, justifica o texto.

Foi aprovado também parecer favorável ao projeto de lei 50/2020 do deputado Hussein Bakri (PSD), que institui o 30 de agosto como o Dia Estadual do Jiu Jitsu. De acordo com a justificativa da proposta, "a prática do Jiu Jitsu traz inúmeros benefícios para o corpo e mente, contribui para o desenvolvimento da autodefesa, diminui o stress e aumenta o bem estar”.

A Federação Paranaense de Jiu Jitsu conta com dois mil atletas filiados e seis etapas de campeonato estadual. Participaram da reunião os deputados: Douglas Fabrício (CDN), presidente da Comissão de Esportes; Boca Aberta Jr. (PROS); Reichenbach (PSC); e Cristina Silvestri (CDN).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação