Comissão de Minas, Energia e Água quer ouvir setor produtivo e ajudar a alavancar a agroindústria

23/02/2023 16h54 | por Assessoria Parlamentar

O deputado Luis Corti (ao centro, de paletó) assumirá a Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa.Créditos: Divulgação

O deputado estadual Luis Corti (PSB), que comandará a Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa, já iniciou o trabalho de diálogo com o setor produtivo paranaense para definir as pautas prioritárias do colegiado. O objetivo é ouvir as demandas dos empresários e da sociedade em relação à política mineral, energética e hídrica do Estado, estabelecendo temas a serem discutidos na nova comissão, criada nesta legislatura.

“Queremos trabalhar em parceria com o governo estadual, a Copel e a Sanepar na resolução dos problemas apontados pela população, sobretudo no campo. Caso seja necessário, vamos também provocar o governo federal para que se dê uma atenção especial ao produtor rural, que muitas vezes sofre com a queda de energia ou a falta de água para a lavoura”, ressaltou o deputado.

A proposta de Corti é percorrer o Paraná para traçar um panorama da situação dessas áreas no estado, com ênfase no impacto na agroindústria. Nesta semana, o deputado visitou empresas, conversou com prefeitos, vereadores e lideranças da região sudoeste para discutir soluções aos problemas identificados.

“Além das visitas técnicas, vamos abrir um canal de comunicação direto com o cidadão, recebendo solicitações, reclamações, denúncias e sugestões para melhorar a questão da energia elétrica e da água em nosso estado”, destacou. Segundo ele, todas as manifestações serão apuradas e encaminhadas para os órgãos competentes, contemplando também as demandas da população em geral.

In Loco

Em reunião com representantes da BR Foods, em Dois Vizinhos, nesta semana, a questão energética foi ponto importante na pauta. Os gerentes locais da companhia pediram o empenho da comissão para a ampliação do programa Paraná Trifásico, da Copel, que tem implantado novas redes para fortalecer o sistema de distribuição de energia nas áreas rurais.

“Nos foi relatado que os aviários sofrem com quedas de energia pelo menos uma vez por semana. Em via de regra, a energia é restabelecida em alguns minutos, mas em alguns casos podem levar horas, gerando prejuízos imensos. Há situações de perdas de 40 mil aves, além do risco de ocorrer uma série de fatores que comprometem o atendimento ao padrão internacional do animal para exportação”, explicou Corti.

Participaram da agenda os gerentes Industrial e Agroindustrial da BR Foods, Antônio Albuquerque e Clair de Oliveira; o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, Rogério Sidral, além de outros colaboradores da empresa e lideranças da região, como Marcelo Sene, Rodrigo Pereira, Cristiano D`Agostini e Alice Franciscão.

Ação imediata

Já na próxima semana, Corti deve se reunir com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, em Curitiba, para tratar sobre o Paraná Trifásico. O encontro deve contar com a presença de prefeitos e vereadores do Sudoeste.