Comissão de Saúde avalia aumento do número de transplantes no Estado

15/05/2012 13h49 | por Sandra C. Pacheco
A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa reuniu-se na manhã desta terça-feira (15), sob a presidência do deputado Dr. Batista (PMN), para um balanço do que vem sendo feito no estado na área de transplantes de órgãos e tecidos. Representando o secretário estadual de Saúde Michele Caputo Neto, a dirigente da Central Estadual de Transplantes, Dra. Arlene Badoch, apontou o significativo aumento de atendimentos em relação a 2010, quando foram realizados 181 transplantes de órgãos sólidos (coração, fígado, rim, pâncreas e transplante duplo de rim/pâncreas) e 838 transplantes de córneas.
Esses números subiram para 282 e 1178, respectivamente, em 2011, o que representou um crescimento de 100% em relação aos transplantes de fígado, por exemplo, e 109% em relação aos transplantes de rim. Para a Dra. Arlene, é muito em relação ao próprio estado, mas pouco ainda em relação ao país: “Nosso objetivo é crescer sempre, com a previsão de alcançar os índices da Espanha dentro de três anos, que é de 30 doações de órgãos e tecidos por milhão de habitantes. Hoje estamos em torno de oito doadores por milhão de habitantes”, assinalou.
Ela atribuiu boa parte da responsabilidade na evolução do serviço ao transporte de órgãos e enfermos realizado pelo Serviço Aéreo do Governo do Estado, que no ano passado fez 39 vôos relacionados a transplantes e 23 a transporte de enfermos. No ano anterior, foram 19 vôos para atender transplantes e sete para transportar enfermos. Na avaliação do comandante Eugênio Celso de Mello, do Serviço Aéreo do Governo, a Secretaria de Saúde é hoje praticamente o principal usuário do serviço, levando mesmo ao compartilhamento de vôos destinados ao transporte de autoridades para o interior do Estado.
Crescimento – De acordo com seus cálculos, do início do ano até a primeira semana de maio, o Serviço Aéreo do Governo do Estado fez 28 vôos destinados ao transporte de órgãos e 24 ao transporte de enfermos, o que permite uma previsão de 84 vôos para transporte de órgãos e 72 de enfermos até o final do ano, utilizando os mesmos instrumentos e o efetivo disponíveis em 2010.
Também participaram da reunião, que aconteceu na Sala das Comissões da Assembléia Legislativa, os deputados Toninho Wandscheer (PT), a deputada Marla Tureck (PSD), o médico Hamilton Moreira, do Banco de Olhos do Hospital de Olhos do Paraná, o chefe do Gabinete da Casa Militar do Governo do Estado, capitão Paulo Roberto Lima, a sargento Sônia Richter, da Seção de Transporte Aéreo da Casa Militar, o comandante Aristides Athayde Pedro Correa, do Serviço Aéreo do Governo do Estado, além de outros representantes dos dois setores.
O professor universitário Luiz Carlos Domênico, que recebeu transplante de fígado há dois anos e meio, falou em nome das dezenas de transplantados que participaram do evento, destacando a importância das campanhas de incentivo à doação de órgãos. Para o deputado Dr. Batista, responsável pela convocação da reunião, encontros deste tipo auxiliam na tarefa de conscientizar a população para a importância da doação de órgãos e tecidos: “Também achamos importante mostrar números tão expressivos à população do Paraná, indicando que o governador Beto Richa (PSDB) está cumprindo o que prometeu ao desenvolver uma política voltada a dar maior eficiência ao programa de transplantes de órgãos no Estado”, destacou.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação