Comissão de Saúde Convocará Prefeitos e Secretários de Saúde de Três Municípios

21/03/2011 16h10 | por Thaís Faccio

Créditos: Thaís Faccio

A primeira reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa nesta Legislatura, voltada especificamente para a discussão do problema da dengue no Paraná, resultou na convocação dos prefeitos e secretários da Saúde dos municípios de Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Cornélio Procópio. Estes municípios, juntamente com Londrina, concentram 81,9% dos casos de dengue no Paraná e não compareceram ao encontro realizado pela Comissão, na manhã desta segunda-feira (21), na Sala de Comissões do Legislativo, em Curitiba. Além deles, o secretário estadual de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, deve ser convidado a participar da próxima reunião, ainda sem data para ocorrer.
A solicitação foi feita pelo deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), com base no Regimento Interno da Casa, e foi acatada pelos demais membros da comissão. Cheida também propôs que eles acompanhem diariamente os relatórios sobre a situação da dengue no Paraná; procurem saber se as novas regras do Código Sanitário estão sendo adotadas pelos municípios e se os mesmos estão cuidando da coleta dos resíduos sólidos, conforme é necessário.
Presidente da Comissão, o deputado Dr. Batista (PMN) fez questão de salientar que os parlamentares estão preocupados com a questão e dispostos a contribuir no combate à enfermidade. “O melhor combate é a prevenção. Então vamos investir e ampliar essas ações”, disse, ao alertar para outro problema relacionado à dengue, que é a automedicação. “As pessoas não devem se automedicar e sim procurar orientação médica”, frisou.
Vice-presidente da Comissão, o deputado Adelino Ribeiro (PSL) falou sobre a mobilização que ocorre em Cascavel, com a participação de voluntários na divulgação da campanha contra a dengue e na promoção de mutirões de limpeza. O deputado Gilberto Martin (PMDB), por sua vez, comentou que os deputados podem contribuir sim com a prevenção e mobilizar suas bases. “Sem qualquer oportunismo, podemos convocar nossos líderes a ajudar na divulgação e nas ações de combate a doença”. Para o deputado Toninho Wandscheer (PT) é necessário cobrar a correta aplicação do Código Sanitário em todas as localidades, além de fazer com que os municípios implementem um plano municipal de Saúde. O parlamentar também defende a realização de concurso público para contratação de agentes epidemiológicos e uma maior fiscalização dos recursos destinados ao combate da doença, por parte do Poder Público.
Presentes – Principal foco de dengue no Paraná, com a confirmação de 2.085 casos positivos, a cidade de Londrina foi representada na reunião pela secretária municipal de Saúde, Ana Olympia Marcondes Dornelles. Ela fez um panorama da situação da doença na sua cidade, falou sobre as ações que estão sendo implementadas no combate do mosquito, como a força tarefa de limpeza na cidade e nos bairros mais afetados e dos recursos recebidos até agora. De acordo com a secretária, o Governo do Estado já repassou R$ 500 mil para contratação de médicos e enfermeiros, o Ministério da Saúde autorizou mais R$ 410 mil que serão divididos entre aquisição de insumos, equipamentos e recursos humanos. “Nós também vamos receber algo em torno de R$ 5 milhões da prefeitura para o combate da doença”, disse.
Em situação mais confortável, a cidade de Maringá, que tem hoje 34 casos confirmados, passou por um surto em 2007. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Rosangela Surita, houve uma reorganização da forma de atuação no combate e na prevenção da doença na cidade. “Hoje está prevista a realização de um concurso para ampliar o quadro de Agentes de Saúde Ambiental (ASA) e temos uma lei municipal que regulamenta as roçadas, com punição aos reincidentes”. Também participou do evento a deputada Marla Tureck (PSC) e a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Londrina, Sandra Regina Caldeira Melo.

Confira as fotos no flickr da AL.