Comissão de Transportes Quer Ouvir Diretores da Consilux

23/03/2011 11h42 | por Nádia Fontana
A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação aguarda as presenças dos diretores da Consilux na reunião marcada para a tarde da próxima segunda-feira (28) e que acontece logo após o término da sessão ordinária. “Não podemos nos ausentar deste debate”, afirmou ontem (22) o deputado Marcelo Rangel (PPS), presidente da Comissão, ao anunciar durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa que convidou diretores da empresa para que compareçam ao Parlamento com o objetivo de esclarecer dúvidas levantadas em torno do funcionamento dos radares eletrônicos.
A questão das irregularidades nos contratos e nas operações de radares que fiscalizam o trânsito em vias públicas foi abordada na tribuna, na terça-feira (22), pelo deputado Tadeu Veneri (PT). “Temos que convocar todos os diretores dessa empresa para verificar essas denúncias”, defendeu o petista, numa referência a uma reportagem veiculada pelo programa Fantástico (Rede Globo), que apontou a existência de uma máfia de radares no país.
O pronunciamento de Veneri recebeu também o apoio do deputado Leonaldo Paranhos (PSC): “A questão é grave e precisa ser investigada”, frisou. Veneri informou ainda que esteve na Urbs (Urbanização de Curitiba S.A) onde protocolou um pedido de informações sobre todos os contratos que a Prefeitura de Curitiba efetuou com a Consilux, empresa que operava o sistema de radares na Capital do Estado e uma das denunciadas pelo programa da Globo. A resposta deve ser enviada ao parlamentar num prazo de 14 dias. “Informações que recebi revelam que essa empresa presta serviços em diversos municípios do país. Por isso, estamos convidando os diretores para que venham esclarecer todas as dúvidas que neste momento envolvem o sistema”, acrescentou Rangel. O parlamentar convocou todos os interessados para que participem da reunião da Comissão de Transportes.
Prefeitura - O presidente da Urbs, Marcos Isfer, anunciou na última segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba, a instauração de uma auditoria nos equipamentos e no software usados pela Consilux. A auditoria será feita pelo Lactec e começou nesta terça-feira (22), segundo informações da Prefeitura de Curitiba. Anteriormente, no dia 15 de março, o prefeito Luciano Ducci já havia determinado a rescisão do contrato com a Consilux. O anúncio foi feito durante pronunciamento na Câmara de Vereadores, quando Ducci afirmou ter ficado indignado com as denúncias.