Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comissão de Turismo aprova projeto que institui a "Região Turística Terra dos Pinheirais"

Fomentar o turismo na região Centro-Sul paranaense, com foco na preservação das florestas de pinheiros e na cultura de uma região habitada por migrantes de diversas partes do mundo, é o que prevê o projeto de lei nº 888/2015, da deputada Claudia Pereira (PSC), que institui a “Região Turística Terra dos Pinheirais”. A formalização da rota recebeu parecer favorável do relator, deputado Tercílio Turini (PPS), na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em reunião realizada nesta segunda-feira (6) e aprovada pelos demais deputados. Os trabalhos foram presididos pelo deputado Anibelli Neto (PMDB), vice-presidente da Comissão, em razão da ausência do presidente, deputado Chico Brasileiro (PSD).  O projeto também determina a inclusão da região no Roteiro Turístico do Estado do Paraná.
A autora lembra que a região, que no passado viu a extração da madeira acontecer de forma desordenada, hoje privilegia a preservação das florestas. “Essa rota já existe pelo Ministério do Turismo e faltava esse reconhecimento por lei pelo Estado, principalmente para enaltecer a região e ser motivo para atrair ainda mais turistas e buscar o fomento ao turismo, em uma região muito bonita, com muitas belezas naturais”, disse Claudia.
Compõem a rota 19 municípios da região Centro-Sul do Paraná, entre eles União da Vitória, São Mateus do Sul, Bituruna, Imbituva, Paulo Frontin, Prudentópolis, Irati e Mallet.
Os municípios que irão compor a “Terra dos Pinheirais” fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro desde o ano de 2013, quando foi emitida uma portaria do Ministério do Turismo reconhecendo o potencial turístico da região.

 

 

Ouça o Podcast relacionado



 

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação