Comissão Debaterá Situação da Criminalidade Com Secretário da Segurança

18/04/2011 16h22 | por Nádia Fontana / Foto Nani Gois

Créditos: Nádia Fontana / Foto Nani Gois

“Temos que agir. A situação está caótica em todo o Paraná”, declarou hoje (18) o deputado Mauro Moraes (PSDB) ao abrir a reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. O encontro dos parlamentares aconteceu com o objetivo de estabelecer a agenda da reunião com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César, que deve acontecer na próxima semana, em data a ser confirmada.
Também foi definido um plano de trabalho que inclui a realização de audiências públicas pelo interior. Segundo Mauro Moraes, que preside a Comissão, o secretário da Segurança Pública já tem um plano de ação para o Estado: “Queremos discutir com o Secretário esse plano e colaborar, atendendo aos interesses do cidadão”. Ele afirmou ainda que “o Legislativo tem um diagnóstico assustador da violência no Paraná. Os dados mostram que o índice de criminalidade paranaense proporcionalmente já ultrapassou os do Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, precisamos dessa integração com o Executivo para buscar soluções urgentes”, acrescentou.
De acordo com o deputado Professor Lemos (PT), uma das principais preocupações envolvem hoje a criminalidade registrada na região da fronteira com a Argentina e o Paraguai: “60% das drogas e armas contrabandeadas e comercializadas no país passam por nosso Estado”, lembrou. Lemos falou também sobre o pacto nacional de segurança, que o Governo Federal está firmando com os estados e municípios. O parlamentar petista propôs, inclusive, uma grande reunião com representantes federais e dos países fronteiriços para a divulgação das medidas implementadas.
Infraestrutura – Durante a reunião o deputado Pedro Lupion (DEM), que é suplente na Comissão de Segurança, fez um relato sobre a situação preocupante dos IMLs (Instituto Médico Legal) do Paraná. Lupion contou que esteve, durante a semana passada, no IML de Curitiba, acompanhando os trabalhos da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia. “Existem problemas – como os de legislação, a liberação de verbas e o estabelecimento de um plano de carreira para os funcionários – que exigem uma atuação efetiva e urgente dos parlamentares”, frisou.
Integram a Comissão de Segurança Pública do Poder Legislativo, além de Mauro Moraes e o Professor Lemos, os seguintes deputados: Gilberto Ribeiro (PSB), Ademir Bier (PMDB), Cleiton Kielse (PMDB), Elio Lino Rusch (DEM) e Roberto Aciolli (PV). 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação