Comissão debateu novos projetos e modalidades de turismo para o estado neste 1º semestre Cicloturismo e plano Paraná Turístico 2026 estiveram na pauta de discussões da Comissão de Turismo da Assembleia, presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS).

25/07/2019 19h24 | por Eduardo Santana

Cicloturismo e plano Paraná Turístico 2026 estiveram na pauta de discussões da Comissão de Turismo da Assembleia.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Fomentar novas modalidades de turismo e reforçar as políticas em prol das atividades turísticas do estado. Estes foram os focos de trabalho da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS), no primeiro semestre de atividades. Além de analisar projetos de lei, promover reuniões com órgãos e empresas ligadas ao setor e levantar dados sobre turismo em todo o estado, a Comissão também realizou eventos para debater ações para atrair novos turistas e estimular o desenvolvimento de novas regiões turísticas.

No último mês de março, a Comissão de Turismo, em parceria com a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida pelo deputado Goura (PDT), realizou no Plenarinho da Assembleia a audiência pública “Cicloturismo no Paraná", que demonstrou aos participantes as iniciativas e boas práticas do cicloturismo no estado e no Brasil, debatendo propostas de desenvolvimento e apontando diretrizes e incentivos para o crescimento da modalidade. Para o deputado Soldado Fruet, o cicloturismo é uma modalidade turística de extrema importância para ajudar no desenvolvimento turístico, alavancando o turismo em pequenos municípios. “Iremos dedicar atenção especial às cidades menores, que muitas vezes não têm um apelo midiático do seu potencial turístico, mas possuem atrativos que são verdadeiros tesouros naturais”, comentou.

Paraná Turismo – Ainda neste primeiro semestre, a Comissão de Turismo promoveu no último mês de maio Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Paraná Turismo, empresa do Estado responsável pelo desenvolvimento do turismo em nosso estado. O evento contou com a participação do presidente da autarquia, João Jacob Mehl; do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes. Soldado Fruet lembrou que a celebração teve como objetivo incentivar a todos os envolvidos com setor. “O turismo gera 10% dos empregos em qualquer lugar do mundo, emprega milhares de pessoas, produz riquezas. E tem importância fundamental para o desenvolvimento dos municípios”, acrescentou.

Plano Paraná Turístico – Em reunião realizada em abril deste ano, a Comissão de Turismo da Alep recebeu representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Paraná Turismo). Eles apresentaram as ações programadas pelo Poder Executivo para o setor. O plano Paraná Turístico 2026: pacto para um destino inteligente é um conjunto de objetivos com integração de pastas do Governo focado na gestão estratégica, na promoção de destinos turísticos e na qualificação deles. “A secretaria demonstrou que está imbuída desta missão de apresentar o Paraná ao Brasil e ao mundo. E nós, da Comissão de Turismo queremos estar próximos da Paraná Turismo para o debate destas ações”, concluiu.

Eventos - O presidente da Comissão, deputado Soldado Fruet, também esteve presente em diversos eventos ligados ao setor como o Fórum Brasileiro de Investimentos no Turismo; a 7ª Edição do ADIT Share (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil - ADIT Brasil); o 14º Festival das Cataratas, de 12 a 14/06; e o Congresso Trinacional de Turismo, com o tema "Turismo de Reuniões e Eventos", todos realizado em Foz do Iguaçu.

Além do deputado Soldado Fruet, compõem a Comissão de Turismo da Assembleia os deputados Anibelli Neto (MDB) na função de vice-presidente, Rodrigo Estacho (PV), Professor Lemos (PT), Cobra Repórter (PSD), Galo (PODE), Maria Victoria (PP), que em razão da licença maternidade está sendo substituída pela deputada Cristina Silvestri.