Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais apresenta relatório das atividades

22/07/2015 14h41 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Jaime S. Martins.
A deputada Maria Victória (PP) é presidente da Comissão.

A deputada Maria Victória (PP) é presidente da Comissão. Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A deputada Maria Victória (PP) é presidente da Comissão.

A deputada Maria Victoria (PP) apresentou à Mesa Executiva da Assembleia Legislativa o relatório semestral das atividades da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais. A parlamentar destacou que os trabalhos da Comissão não se resumem às reuniões na Assembleia e que a atuação foi produtiva nesse período, como a audiência realizada com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo José Soavinski, sobre as ações do Paraná no combate ao aquecimento global, além da viagem à Sérvia e Itália, onde participou da Feira Internacional de Produtos de Defesa e da ExpoMilão, respectivamente, onde, em companhia da vice-governadora Cida Borghetti, pode apresentar o potencial do Paraná para a atração de investimentos internacionais e também na parceria de transações comerciais.
Em reunião realizada no dia 15 de julho, a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais discutiu temas como a vinda de migrantes e refugiados ao Paraná, assunto que já havia sido debatido no mês de abril com o secretário de Justiça e Cidadania, Leonildo de Souza Grota. Foram apresentadas algumas ações que serão debatidas no próximo semestre, como a instituição de um seminário sobre a Construção de Políticas Públicas de Imigração no Estado do Paraná; proposta de criação de um curso de língua estrangeira para migrantes e refugiados; a validação de diploma de curso superior; e as condições de trabalho oferecidas a essas pessoas.
Também foi sugerido o acompanhamento, por parte da Comissão, das discussões da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), que congrega e representa parlamentares brasileiros na política de integração regional entre os países do Mercosul.
Aliado à questão de integração com os países vizinhos, e também ao que foi discutido no Seminário Mercosul Cidadão, realizado em Chapecó, Santa Catarina, a Comissão também vai tratar de temas ligados ao combate ao aquecimento global, acompanhando as ações a serem desenvolvidas pelo Estado e instrumentos para, por exemplo, desenvolver mecanismos para o uso eficiente da energia elétrica. Também foi discutida a exploração de gás por meio do sistema fracking e a preocupação dos países vizinhos, Argentina e Uruguai, com a proteção do Aquífero Guarani, tema que será pauta de uma audiência pública a ser realizada pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais.