Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa apresenta balanço dos trabalhos no primeiro semestre de 2023

11/07/2023 18h24 | por Antônio Dilay/ Maria Eduarda Buchi
Podcast "Nós estamos fazendo um trabalho de conscientização, de levar para as mais diversas regiões do Paraná os direitos destas pessoas e da mesma forma levantar os problemas que temos. Também fizemos um trabalho de aproximação com as prefeituras para que estes direitos sejam conhecidos e respeitados”, destacou o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), deputado Cobra Repórter (PSD).

"Nós estamos fazendo um trabalho de conscientização, de levar para as mais diversas regiões do Paraná os direitos destas pessoas e da mesma forma levantar os problemas que temos. Também fizemos um trabalho de aproximação com as prefeituras para que estes direitos sejam conhecidos e respeitados”, destacou o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), deputado Cobra Repórter (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Na abertura da Sessão Plenária desta terça-feira (11), no horário do Pequeno Expediente, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) apresentou os dados do Relatório das Atividades do 1° Semestre de 2023. A Comissão vem realizando seminários por todo estado para construir um diagnóstico sobre a qualidade de vida dos idosos envolvendo autoridades da área, sociedade civil organizada, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para conversar, receber denúncias e propor políticas públicas em favos dos idosos paranaenses.

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa, deputado Cobra Repórter (PSD) afirmou que “a Comissão é relevante a na Assembleia porque a gente precisa fazer prevalecer os direitos da pessoa idosa. Nós estamos fazendo um trabalho de conscientização, de levar para as mais diversas regiões do Paraná os direitos destas pessoas e da mesma forma levantar os problemas que temos. Também fizemos um trabalho de aproximação com as prefeituras para que estes direitos sejam conhecidos e respeitados”.

SONORA DEPUTADO COBRA REPÓRTER (PSD)

“Também fazemos um trabalho de fiscalização e estamos sempre recebendo denúncias e encaminhado aos órgãos competentes. É um trabalho aqui da Casa fazendo com que essa Comissão possa garantir todos os direitos dos idosos. A participação da população é muito importante, nós temos um canal de denúncias onde possamos receber estas denúncias e desta forma nos ajudar também a fazer esta fiscalização, o endereço é www.defesadosidosos.org”, explicou o deputado Cobra Repórter.

Compete à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa debater, orientar, apoiar e fiscalizar a atuação do Poder Público no que se refere à elaboração e execução de políticas para idosos; analisar medidas que visem o fortalecimento e ampliação de programas destinados a este público; manifestar-se em proposições relativas aos interesses e direitos dos idosos, incluindo as matérias relacionadas às políticas públicas previstas no Estatuto do Idoso.

Fazem parte Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: o presidente, o deputado Cobra Repórter (PSD), o vice-presidente, deputado Batatinha (MDB), e os membros titulares, deputados Douglas Fabrício (Cidadania), Delegado Jacovós (PL), Márcia Huçulak (PSD), Marli Paulino (Solidariedade) e Nelson Justus (União Brasil).

Avanços

Na prestação de contas dos trabalhos do primeiro semestre de 2023 a Comissão demonstrou que o Paraná já avançou muito nas garantias dos direitos dos idosos como a criação do “Botão de Pânico” para idosos em situação de violência doméstica e familiar e o mês “Junho Violeta” como o mês de conscientização e prevenção contra violência à pessoa idosa, ambos propostos pelo presidente deputado Cobra Repórter.

A Assembleia disponibiliza o aplicativo “Agora é Lei no Paraná” que reúne em uma única plataforma digital leis estaduais. Com apenas um toque e de qualquer lugar, é possível consultar a legislação vigente pelo celular e garantir a aplicação do que determina a Lei. A plataforma traz ilustrações para facilitar a identificação do tema e tem uma linguagem simples. O aplicativo pode ser baixado na versão Android e IOS de forma gratuita no site da Assembleia Legislativa. A consulta pode ser feita por tema, palavra-chave ou nome do autor da Lei. Além de conferir a íntegra da legislação, o consumidor tem acesso fácil a um resumo das determinações previstas na Lei, o local onde ela deve ser aplicada e as penalidades em caso de descumprimento.