Comissão Especial da Saúde em Londrina realiza primeira reunião

05/10/2011 14h30 | por Thaís Faccio
Criada para averiguar e propor soluções aos problemas de gestão da saúde pública de Londrina, a Comissão Especial da Saúde de Londrina, instituída na Assembleia Legislativa, realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira (5). Na pauta de discussões, a definição de um calendário de audiências, solicitações de documentos e de depoimentos a serem colhidos proximamente. “Queremos apurar e verificar onde estão as falhas na gestão da saúde pública de Londrina, mas também queremos apontar soluções”, disse o presidente da comissão, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB).
De acordo com o deputado, a situação no município está “caótica e a saúde de pernas pro ar”. Problemas como falta de médicos nos postos de saúde e de médicos plantonistas, aquisição de frascos de soro e vacinas vencidas e estocadas, denúncias de malversação de recursos públicos, entre outras, são apontadas pelo deputado como problemas enfrentados pela população da cidade.
Cheida lembra que a situação vivida por Londrina já chamou a atenção do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou uma investigação que culminou com a prisão de pessoas envolvidas com a malversação de recursos públicos. Além disso, a Câmara Municipal de Londrina criou uma comissão para investigar e analisar as denúncias, e as entidades médicas locais tentaram encontrar soluções aos muitos problemas. “A saúde de Londrina sempre foi referência no desenvolvimento de políticas públicas para o Estado, mas hoje acumula denúncias de corrupção e queixas da população pelo caos no atendimento”, comentou. “Nosso intuito é auxiliar e contribuir com o trabalho até agora realizado e apontar possíveis soluções”, frisou o deputado.
Recursos – Relator da Comissão, o deputado Tadeu Veneri (PT) acredita que a preocupação de Cheida é legítima, porque algumas situações chamam muito a atenção. “Há ainda a questão dos recursos que são repassados ao município pelo Governo do Estado”, destacou Veneri. “Queremos verificar a aplicação, pela Prefeitura, dos recursos repassados pelo Governo do Paraná e pelo Ministério da Saúde”, destacou Cheida.
Durante o encontro desta quarta-feira os deputados aprovaram a realização de outras quatro reuniões: duas em Curitiba, nos dias 18 de outubro e 22 de novembro, e outras duas em Londrina: dia 10 de novembro (encontro para o qual serão convidados vereadores, profissionais da saúde e membros do Conselho de Saúde) e 9 de dezembro. Também foram aprovadas visitas ao presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE), ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público, para que as instituições possam apoiar e auxiliar na análise dos documentos que serão reunidos pelos integrantes da comissão.
A comissão especial, que tem 100 dias para desenvolver seus trabalhos, é integrada pelos deputados Teruo Kato (PMDB), Evandro Junior (PSDB), Pedro Lupion (DEM), Tadeu Veneri (PT), Gilson de Souza (PSC) e Nelson Luersen (PDT). Como suplentes, os deputados Waldir Pugliesi (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), Bernardo Ribas Carli (PSDB), Elio Rusch (DEM), Professor Lemos (PT), Leonaldo Paranhos (PSC) e André Bueno (PDT).