Comissão Especial irá a Londrina para averiguar problemas na gestão da saúde no município

18/10/2011 17h09 | por Nelson Martins

Presidente da Comissão, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) destacou o pedido de apoio técnico ao TCE-PR para auditoria.Créditos: Laura Ling/Alep

Os deputados integrantes da Comissão Especial para averiguar e propor soluções aos problemas na gestão da saúde pública de Londrina viajarão ao município no próximo dia 17 de novembro, onde participarão de três audiências públicas. A decisão foi tomada durante reunião na manhã desta terça-feira (18), na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa.

Em um dos encontros, serão ouvidos representantes do Sindicato dos Médicos, da Associação Médica de Londrina e do Sindicado dos Hospitais do Norte do Paraná. Em seguida, será a vez do Sindicado dos Servidores Municipais e do Conselho Municipal de Saúde. Na terceira audiência, os parlamentares ouvirão os integrantes do Ministério Público Estadual que tratam das questões da saúde.
Entre as ações já realizadas, o presidente da Comissão, deputado Luiz Eduardo Cheida, do PMDB, destacou o pedido de apoio técnico ao Tribunal de Contas do Estado para os trabalhos de auditoria que serão feitos com as informações que estão sendo colhidas pela Comissão. “Solicitamos um auxílio do ponto de vista contábil e da legislação pertinente, visto que encaminhamos à Secretaria de Saúde de Londrina cerca de 30 itens de solicitações”, disse o parlamentar. A Comissão também solicitou ao Ministério da Saúde a liberação de auditor durante os procedimentos de averiguação.

A Comissão definiu, ainda, que promoverá uma série de encontros em Curitiba e Londrina, para depoimentos. Além de Cheida, a CEI é composta pelos deputados Teruo Kato (PMDB), Evandro Junior (PSDB), Pedro Lupion (DEM), Tadeu Veneri (PT), Gilson de Souza (PSC) e Nelson Luersen (PDT).