30/05/2011 18h04 | por Sandra C. Pacheco
Mais um grupo de candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado será ouvido nesta terça-feira (31), às 10 horas, na sala anexa ao gabinete da Presidência da Assembléia Legislativa, pela Comissão Especial constituída para coordenar o processo. Agora é a vez de Fioravanti Chierighini, Gabriel Guy Léger, Ivan Lelis Bonilha e Jorge Antonio de Souza.
Cada concorrente tem 10 minutos para discorrer sobre suas qualificações e razões que justificam a pretensão de ocupar o cargo. Esse tempo pode ser prorrogado por mais cinco minutos. Ao final, os deputados podem fazer as perguntas que julgarem necessárias. Bonilha e Léger, que sofreram pedidos de impugnação, podem apresentar nesse momento suas razões de defesa.
Agenda normal - A agenda de oitivas prossegue na quarta-feira (1º de junho), com as entrevistas do deputado Nelson Garcia (PSDB), de Tarso Cabral Violin e de Vorni Rogério Ferreira. Paralelamente, corre prazo para novas inscrições, que poderão ser feitas até a próxima segunda-feira (6/06). Até ontem à tarde mais três pretendentes registraram suas candidaturas junto à Coordenadoria de Protocolo da Assembleia: o funcionário da Secretaria de Urbanismo de Curitiba, Waldemar José Teodoro, o jornalista e economista José Carlos de Almeida Formighieri, e o médico veterinário e consultor de recursos humanos Ermari Zanini.
Findo o prazo para inscrições e impugnações das candidaturas, a Comissão Especial, que é presidida pelo deputado Élio Rusch (DEM), agendará as sabatinas dos novos inscritos. Só depois de concluídas todas as entrevistas a Comissão se manifestará, encaminhando seu relatório para o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a quem caberá marcar a data da sessão que elegerá o novo conselheiro do Tribunal de Contas.