O projeto de lei do governo do Estado que cria 43 cargos em comissão para o Centro Cultural Teatro Guaíra recebeu parecer favorável de duas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (18). Os cargos fazem parte de uma reorganização administrativa do Centro Cultural Teatro Guaíra para adequação à legislação.
Os 81 cargos que compõem o quadro de profissionais do teatro atualmente foram considerados inconstitucionais pela justiça em ação proposta pelo Ministério Público. Dessa forma, os cargos devem ser extintos do quadro funcional. Segundo o deputado Elio Rusch (DEM), que comandou a reunião da Comissão de Finanças, o projeto propõe uma nova organização para evitar que o Teatro Guaíra tenha que paralisar as atividades.
Sonora
A Comissão de Cultura também aprovou o parecer favorável ao projeto depois de ouvir os esclarecimentos da diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. Para o presidente da comissão, deputado Péricles de Melo (PT), ainda resta a preocupação com os cargos artísticos, profissionais que compõem a orquestra e o bale do Teatro Guaíra.
Sonora
A Comissão de Finanças também aprovou nesta segunda-feira o parecer favorável ao projeto de lei complementar da Defensoria Pública do Estado do Paraná. O deputado Elio Rusch explica que o projeto solicita alterações na lei orgânica da instituição para adequação na estrutura administrativa.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.