Comitiva da Assembleia do Espírito Santos quer “importar” projetos de sucesso do legislativo paranaense Grupo veio à Casa para conhecer melhor as iniciativas desenvolvidas pelo legislativo estadual de aproximação, transparência e serviços à sociedade paranaense.

06/12/2023 12h59 | por Ana Luzia Mikos
Visitantes foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), no Gabinete da Presidência.

Visitantes foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), no Gabinete da Presidência.Créditos: Nani Gois/Alep

Visitantes foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), no Gabinete da Presidência.

Uma comitiva da Assembleia Estadual do Espírito Santo (Ales) esteve na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (7), para conhecer melhor as iniciativas desenvolvidas pelo legislativo estadual de aproximação, transparência e serviços à sociedade paranaense. A intenção é implementar algumas das ações no parlamento capixaba.

Entre elas, a Assembleia Itinerante, que promove a interiorização do legislativo por várias cidades do estado. O projeto da Mesa Executiva, formada pelo presidente deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e a segunda-secretária Maria Victoria (PP), é coordenado pela Diretoria de Comunicação. A iniciativa já foi realizada em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos para ouvir demandas e reivindicações da população.

“Nos foi demandado pelo presidente Marcelo Santos para conhecermos esse projeto, que já é um sucesso aqui no Paraná. Viemos saber como ele funciona, como a gente pode levar o trabalho, levar os deputados para mais perto da população”, disse o Secretário de Comunicação Social da Ales, Gutto Netto. Ele estava acompanhado do Diretor Geral, Pedro Amm Filho, da Diretora da Casa do Município, Joelma Costalonga e do Diretor de Relações Institucionais Giuliano Nader.

O grupo também se interessou por outras iniciativas, como o Parlamento Universitário e o Workshop Smartphone Conecta+ para idosos, promovido pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Celepar, do Governo do Paraná e o Sesc/Paraná.

“Há uma dificuldade no Brasil inteiro de a população entender de fato o trabalho de um deputado, de levar a Assembleia para perto da população, quebrando essa barreira, aproximando os políticos, o parlamento da sociedade. Um trabalho que é muito difícil. Mas, com os projetos como a Assembleia Itinerante, o Parlamento Universitário e outras ações, é possível. Por isso queremos levar essas iniciativas para a Assembleia do Espírito Santo. Essa troca de informação entre as Assembleias do país só tem a contribuir. Com bons exemplos e boas práticas a gente consegue melhorar a prestação de serviço à sociedade”, acrescentou.

Eles se reuniram com o presidente Ademar Traiano, visitaram alguns departamentos, o Plenário e conheceram toda a estrutura e funcionamento da Diretoria da Comunicação, incluindo a TV Assembleia, onde se interessaram pelos novos equipamentos de ponta que serão usados após reformulação do setor.

Eles foram acompanhados pela diretora de Comunicação, Kátia Chagas, que também integra o Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, e reforçou a importância desde intercâmbio e da troca de experiências entre os poderes legislativos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação