Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Comunicação PU 2025: 6º edição do Parlamento Universitário elege Mesa Diretora e governadora em sessão plenária

Chapa MUDE é eleita com maioria dos votos e jovem acadêmica do Amapá assume o Executivo pela segunda vez consecutiva na simulação.

A Assembleia elegeu, na manhã desta sexta-feira (18), por meio do painel eletrônico, a chapa MUDE, que vai comandar as atividades do Parlamento Universitário (PU) 2025. O grupo é composto pelo presidente, deputado universitário Gustavo Sezerban (POSITIVO), pelo primeiro secretário João Kochella (PUC) e pela segunda secretária Kamilly Vitória (UNISANTACRUZ). A chapa vencedora contou com 38 votos favoráveis e 16 votos contrários.

O presidente Gustavo Sezerban (POSITIVO), 23 anos, atribuiu o resultado à articulação que começou antes do início das atividades no Plenário. Sezerban contou ter ido presencialmente às universidades da capital para entender como estavam os processos para o PU. Assim que o nome dos participantes foi confirmado, já iniciou as discussões para a formação das futuras alianças. Em sua segunda participação na simulação, o estudante de Direito retorna com a visão de representatividade para os partidos menores. “Futuramente, todas as universidades pequenas poderão ter mais cargos na Assembleia como um todo.”

Segunda governadora consecutiva é eleita no Parlamento Universitário

Também na sessão de sexta-feira, foi eleita a governadora Victória Bentes (INSPIRAR). A acadêmica de Direito é a segunda mulher consecutiva a assumir a posição de governadora no Parlamento Universitário. Em seu primeiro discurso como governadora, ela destacou, entre os pilares do seu mandato, a transparência, a democracia e o interesse público.

Aos 21 anos e natural do Amapá, Victória está no 4º período e foi a única deputada do seu partido. Quem assume a cadeira é seu suplente, Willian Maurício (INSPIRAR).

Como única parlamentar a concorrer para a função, a governadora acredita que sua conquista representa um empoderamento feminino. “Eu acho extremamente significativo uma mulher em um cargo tão importante. Então, eu fico muito feliz de estar ocupando uma posição assim.”

“Acredito que todos estamos tendo a oportunidade de aprender. Eles estão entendendo que alguns aspectos formais são necessários, estão compreendendo a dificuldade que os deputados enfrentam aqui, tudo dentro do esperado”, afirma o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, que vê com entusiasmo a nova posição da jovem universitária. “Esse crescimento da representatividade do Parlamento está se refletindo em posições de poder durante a atividade da simulação.”

As duas chapas concorrentes foram compostas por:

CHAPA MUDE – (38 votos)

PRESIDENTE: GUSTAVO SEZERBAN – UP

1º VICE: SAMUEL CORDEIRO – UNIMATER

2º VICE: ANDERSON LIMA – UNIOESTE

1º SECRETÁRIO: JOÃO KOCHELLA – PUCPR

2ª SECRETÁRIA: KAMILLY VITÓRIA – UNISANTA CRUZ

3º SECRETÁRIO: RODRIGO FERREIRA – UNIENSINO

CHAPA ÉTICA E COMPROMISSO – (16 votos)

PRESIDENTE: DAVI GOMES – FESP

1ª VICE: MARIA LIPIENSKI – UNIBRASIL

2ª VICE: DRI CASCARDO – UNINTER

1º SECRETÁRIO: CH. ROMILDO FONSECA – FAPAD

2º SECRETÁRIO: ROBERTO NETO – UNIBRASIL

3º SECRETÁRIO: MATHEUS URBANO – UNINTER

* Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Millena Do Prado Lechtchechen

Supervisão: Thaís Faccio

Edição: Eduardo Santana

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação