Concurso público para 85 vagas de nível médio e superior na Assembleia aconteceu neste domingo (7) As provas foram aplicadas nos períodos da manhã e tarde de acordo com o cargo escolhido pelo candidato

07/04/2024 19h22 | por Antônio Dilay
Certame movimentou a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, um dos locais de prova.

Certame movimentou a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, um dos locais de prova.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Certame movimentou a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, um dos locais de prova.

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu neste domingo (07) o concurso público para preencher 85 vagas com exigência de formação para nível médio e superior. As provas foram realizadas nos períodos da manhã e da tarde na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e Universidade Tuiuti do Paraná, ambas em Curitiba. As avaliações visam preencher os cargos de Técnico Legislativo, Assistente Legislativo e Procurador – Classe 3. Os salários variam entre R$ 4,9 mil e R$ 33 mil.

A banca examinadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação as provas, divulgou que o número de inscrições chegou a 18.876 candidatos.

Dos 11.210 inscritos, no período da manhã, compareceram 6.953, representando 38% de ausência, enquanto no período vespertino, para técnico legislativo compareceram 5.197 dos 7.666 inscritos e 447 dos 1210 inscritos para procurador. Na segunda-feira serão divulgados os gabaritos preliminares. 

Do total de vagas, uma é destinada para o cargo de Procurador (Classe 3) e 68 vagas serão destinadas para a carreira de Analista Legislativo, que abrange as funções de desenvolvedor de sistemas, biblioteconomista, administrador, economista, advogado, contador, jornalista, analista de rede, revisor legislativo e engenheiro.

O concurso disponibilizou ainda, 16 vagas para a carreira de Técnico Legislativo, nos cargos de Técnico Legislativo-Legislativo, Técnico Legislativo-Administrativo,Técnico Legislativo-Suporte e Manutenção, Técnico Legislativo-Técnico em Contabilidade. Para todos os postos, a carga horária é de 8 horas diárias 

A realização do concurso foi anunciada em março no ano passado pela Comissão Executiva da Assembleia Legislativa, que avaliou a importância da renovação do quadro funcional. Segundo a Comissão, além dos concursos terem sido realizados há cerca de 40 anos, para áreas específicas, muitos servidores estão próximos à aposentadoria. A iniciativa faz parte de uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento do quadro funcional e para políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo paranaense.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na segunda-feira para que os candidatos, que assim desejarem, possam entrar com recurso questionando alguma inconsistência que acharem pertinente. Feita a análise de possíveis recursos serão divulgados os gabaritos definitivos. Em seguida será anunciado os aprovados desta primeira fase, a fase objetiva, em seguida ocorrerá a fase discursiva, seguido de outras etapas do concurso. Tudo será divulgado pela Comissão Organizadora da FGV e pelos canais de comunicação da Assembleia Legislativa. 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação