Conferência da Unale vai debater "Os desafios de um novo Brasil" Evento da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais será realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 11 de maio.

02/04/2018 16h26 | por Sandra C. Pacheco
Unale.

Unale.Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

Unale.

“Os desafios de um novo Brasil” é o tema central da XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nos dias 9, 10 e 11 de maio na cidade de Gramado, naquele estado. A previsão da CNLE é reunir cerca de 1.500 participantes, que irão debater com os palestrantes as estratégias e perspectivas para transformar o país.

A relevância do Poder Legislativo estadual, as eleições de 2018, a reforma política e suas novas regras, paradiplomacia, gestão e controle de gastos públicos e governança pública são alguns dos segmentos a serem tratados durante o evento. Através de palestras e reuniões serão abordadas sugestões de ações e planejamento para o desenvolvimento e progresso a longo e médio prazos das mudanças que os 208 milhões de brasileiros esperam de seus representantes. As inscrições para os interessados estão abertas desde o último dia 14 no portal da Unale, por meio do link www.unale.org.br.

Programação – O credenciamento dos participantes terá início às 8 horas do dia 9 de maio, com eventos simultâneos no período das 8h30 às 17h30. As autoridades serão recepcionadas às 19h30, e a abertura da solenidade de instalação oficial dos trabalhos está prevista para as 20 horas. No dia seguinte, o credenciamento começa às 8 horas. Das 9h30 às 11h30 será debatido o tema “Economia, Governança e Controle de Gastos Públicos”. Das 14 às 16 horas as análises serão sobre o “Panorama Político Nacional”, e das 16 horas às 17h30, sobre a “Mídia digital: a sociedade em transformação”.

No dia 11 de maio o primeiro debate, das 9 às 10h45, será sobre “Eleições 2018, novas regras”; seguindo-se uma assembleia geral ordinária, das 11 às 12 horas. Às 14 horas estão previstas atividades relacionadas à “Participação do Jovem na Política”, e o Simpósio da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia sobre o tema “Epilepsia sem Preconceito”. O encerramento das atividades ocorrerá às 17 horas, e às 20 horas se dará a posse da nova diretoria da Unale para o período 2018/2019.

Foz do Iguaçu – As conferências da Unale são realizadas anualmente. A última aconteceu no ano passado, em Foz do Iguaçu, no período de 7 a 9 de junho, em parceria com a Assembleia paranaense. Participaram cerca de 1.800 pessoas, entre autoridades de todo o País, governadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, além de prefeitos e vereadores de países vizinhos, como da Argentina. O tema das discussões foi “O Brasil e suas Reformas”, que avaliou o impacto em relação às reformas política, previdenciária e trabalhista. A Comissão Organizadora foi presidida pelo deputado paranaense Ademir Bier (PMDB).

Anfitrião do encontro, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou na ocasião que o Paraná tem muito a mostrar e serve de referência nas gestões tanto do Executivo quanto do Legislativo: “A importância vai muito além deste momento, porque estamos oportunizando ao Brasil conhecer as experiências do Paraná, tanto da própria Assembleia Legislativa quanto do Governo do Estado. Portanto, é a oportunidade para que todos os legisladores venham buscar aqui um aprendizado para implementar em seus estados. No Brasil não há mais espaço para covardia, precisamos ser corretos e rápidos nas decisões porque a população exige isso”, disse ele então.