Confira tudo o que rolou no projeto Geração Atitude

19/11/2019 19h05 | por
Podcast

Créditos: Orlando Kissner

((Começa com a sonora da aluna vencedora do Geração Atitude.))

 Cláudia: Esta  é a Mariane Silvério, de 19 anos, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Toledo,  vencedora da edição de 2019 (a quinta) do Geração Atitude. A proposta dela foi escolhida entre as 262 apresentadas por estudantes de escolas públicas de todo o Paraná. O projeto da Mariane propõe instituir nas escolas do estado o ensino do Orçamento Público, para que todos possam acompanhar e fiscalizar a forma como seus representantes distribuem os recursos arrecadados com os impostos.  

Eu sou Cláudia Ribeiro e vou conversar com o Júnior Zarur e a Maria Eduarda Buchi sobre o projeto Geração Atitude, coordenado pela Diretoria de Comunicação da Assembleia, que movimentou a Assembleia nesta segunda-feira, dia 19 de novembro.

Duda: Um projeto que tem a função de despertar a cidadania e o protagonismo entre os jovens. Ao anunciar o nome da vencedora o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), lembrou que esse projeto “visa fazer um resgate da cidadania, em um momento em que se vive um desencanto com a política. Vamos ouvir:

(Sonora)

Júnior: O Geração Atitude estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do Ministério Público.

Cláudia: Pois é. Para quem não sabe do que se trata o programa, ele começa ainda em sala de aula com o apoio dos professores que passam a inserir os temas na rotina de estudos dos alunos com o apoio do Guia do Cidadão.

Duda: Na sequência, os alunos têm a oportunidade de apresentar as propostas que possam contribuir para um Paraná cada vez melhor. Os melhores projetos avançam para a etapa final, que é a Caravana da Cidadania, e disputam o primeiro lugar. É justamente o coroamento deste processo, cultivado ao longo de todo ano.

Júnior: O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia, acrescenta que o projeto é um exercício de democracia. Vamos ouvi-lo.

(sonora)

Cláudia: Voltando à premiação, ela aconteceu no começo da sessão plenária da Assembleia Legislativa.  E a gente acompanhou tudo, não é Duda? Desde a manhã.

Duda: Pois é. Durante toda a manhã desta terça, os alunos selecionados para a fase final do projeto, apresentaram os projetos de lei na Tribuna da Casa de Leis. Grande parte das propostas era voltada para a área da educação. Mas também teve projeto de meio ambiente e de inclusão social.

Júnior: Olha que bacana a proposta apresentada pela Bruna da Luz, lá de Nova Tebas. Tornar obrigatória a criação de uma semana para que os alunos do ensino médio possam conhecer artigos da Constituição.

Vamos ouvir o que motivou a Bruna a apresentar a proposta. 

(sonora)

Cláudia: Também teve uma proposta muito legal e até inusitada vinda de um estudante da zona rural de Irati. É o Adriano Henrique.  Ele quer incentivar os estudantes da zona rural a permanecerem por lá. Vamos escutar o rapaz, que é aluno do segundo ano do colégio estadual do Campo Gonçalves Júnior.

(sonora)

Duda: A defesa dos projetos é uma das etapas do Geração Atitude. Os alunos e professores ainda vão passar pelo Tribunal de Justiça, Palácio Iguaçu e Ministério Público Estadual e por alguns pontos turísticos da capital. É uma forma de premiação pelas ideias que tiveram.

Júnior: Por falar nisso, um dos professores, O Marçal Lunardi, de Paranaguá, que veio acompanhar o aluno Tiago dos Santos, do colégio Bento Munhoz da Rocha Neto, notou que o estudante ficou encantado com tudo o que viu. Para o professor, o Geração Atitude cumpre a missão de despertar os jovens para a cidadania e para a política.

(sonora).

Cláudia: O programa é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná. O promotor do Ministério Público, Eduardo Cambi, participou da premiação e lembrou que investir na educação é o principal caminho para a formação da cidadania nos jovens. Vamos ouvir?

(sonora)

Duda: Chegamos ao fim desse programa especial que trouxe um pouco do protagonismo juvenil para dentro da Assembleia Legislativa do Paraná.

Cláudia: Fique ligado, porque todos os dias a gente fala sobre um tema importante debatido aqui no Poder Legislativo.

Júnior: Até o próximo encontro.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação