Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão desta segunda-feira (13) A sessão contou também com uma manifestação de Rosane Teresinha Jahnke, que falou em homenagem aos 100 anos do Lions Club Internacional.

13/02/2017 16h42 | por Jaime S. Martins
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna


Lions Club – O grande expediente da sessão desta segunda-feira (13) foi utilizado pela ex-diretora internacional do Lions Club, Rosane Teresinha Jahnke, que prestou homenagem pelos 100 anos do Lions Club Internacional. "Sabemos e estamos atentos às necessidades do mundo. Onde há uma necessidade, há um leão. Sabemos que as necessidades e demandas são diferentes, mas temos procurado ajudar e minimizar as situações mais críticas”, disse Rosane, citando o apoio em calamidades naturais, a capacitação de jovens e a preocupação com a paz no mundo. O convite para a participação na sessão plenária foi feito pelo deputado Claudio Palozi (PSC), que enalteceu o trabalho realizado pela instituição no apoio a entidades filantrópicas. "Eu sou testemunha de quantas ações importantes e solidárias são realizadas por este importante clube de serviços. Em nome da nossa Assembleia, somos gratos por esse generoso serviço que vocês prestam à humanidade”, destacou.

 

Regulamentação – O deputado Evandro Júnior (PSDB) pediu o apoio dos demais deputados para a aprovação de um requerimento ao Governo do Estado em que pede a regulamentação da Lei 17.315/2012, que prevê a publicação dos indicadores de qualidade dos serviços públicos à população.  “É um portal que ficará dividido entre setores: educação, saúde, desenvolvimento humano e tantas áreas de serviços de competência do governo, onde ficarão registrados os indicadores de serviços e atendimentos ofertados diariamente”. Ao final da sessão o requerimento do deputado Evandro foi aprovado pelos demais parlamentares.

 

Educação – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), usou a tribuna do Plenário para falar sobre a assembleia dos professores da rede pública do Paraná, realizada em Maringá, quando a categoria anunciou que pretende paralisar as atividades a partir do dia 15 de março. Veneri fez um breve histórico das negociações e apelou ao Governo do Estado para que reveja as últimas decisões, especialmente os critérios usados para a distribuição das aulas. Informou ainda que o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, estava acompanhando a sessão.

 

Educação II – Falando como presidente da Comissão de Educação da Alep, o deputado Hussein Bakri (PSD) lamentou que os deputados da Comissão não tenham sido chamados para as negociações entre Casa Civil do Governo estadual e o sindicato dos professores estaduais, na questão da hora-atividade e distribuição de aulas "Essa Casa está sendo excluída das ações que estão sendo tomadas", disse. Por outro lado, o deputado elogiou o atendimento dado aos parlamentares pela direção e servidores da Cohapar e da Secretaria de Saúde, quando aproveitou para parabenizar pelos 1.000 atendimentos aéreos realizados e que salvaram muitas vidas.

 

Caminhoneiros – O deputado Nelson Luersen (PDT) lamentou – ao falar na tribuna – a situação de falta de segurança enfrentada pelos caminhoneiros que precisam ir até o Porto de Paranaguá. Segundo ele, inúmeras situações de violência são vivenciadas por esses profissionais, que também sofrem com a falta de infraestrutura adequada na área de higiene. Ele citou o caso de um motorista, baleado durante um assalto, que acabou ficando tetraplégico. Assim, apelou para que as autoridades – do município, do estado e do país – se unam e tomem providências para solucionar esse quadro de violência e insegurança.

 

Funcionalismo – O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição, voltou a usar a tribuna para dizer que o Governo do Estado precisa voltar a negociar com os servidores públicos a pauta de suas reivindicações salariais. Ele também criticou as aposentadorias e pensões pagas aos ex-governadores e suas viúvas; e o anúncio feito pelo Executivo (através do Diário Oficial) da abertura de um processo licitatório para a contratação de uma agência de publicidade para a divulgação de atos oficiais do Governo.

 

Aposentadorias – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), rebateu o líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), sobre o fato do Governo do Estado ter feito o pagamento, retroativamente, dos valores referentes à verba de representação ao ex-governador Orlando Pessuti. Segundo Romanelli, o pagamento foi feito após decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, que decidiu pelo pagamento aos ex-governadores e às viúvas de ex-governadores. “Não dá para dizer nesse caso que o governador Beto Richa está concedendo. Ele está cumprindo uma ordem judicial”, afirmou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação