Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão desta segunda-feira (29) Entre outros temas, investimentos na saúde e protestos contra a renovação dos contratos de pedágio motivaram pronunciamentos na Alep.

29/05/2017 17h53 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.

Pedágio – O deputado Marcio Pauliki (PDT), que participa da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, manifestou sua preocupação em relação à possibilidade de renovação dos contratos de pedágio. “Queremos é a redução dos valores de pedágio já, como também a isenção de pedágio para motos”, frisou. “Estamos sendo testemunhados por mais de 22 motoclubes de diversas cidades do Paraná, que também estão aqui acompanhando a sessão”, informou. Disse ainda que está protocolando, em parceria com o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), um requerimento para que o Estado possa interceder junto às concessionárias, garantindo essa isenção. O pedido tem por base o impacto zero que as motocicletas causam nas rodovias.

Segurança – A preocupação com a segurança do campus de Uvaranas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi revelada pelo deputado Péricles de Mello (PT). Segundo ele os assaltos no campus são frequentes e por isso ele cobrou o Governo do Estado para que tome providências e libere recursos para que o projeto de iluminação no local seja executado e a instituição possa contratar seguranças para a vigilância.

Pedágio II – O deputado Cobra Repórter (PSD) fez um relato sobre o protesto que aconteceu no fim de semana em Arapongas, quando moradores de municípios da região abriram uma passagem para ligar a Estrada do Ceboleiro até a Rua Rabilonga Vermelha. Um muro de concreto foi construído pela concessionária Viapar, que cobra pedágio neste trecho, impedindo o tráfego. “Eles liberaram uma estrada antiga, que sempre foi usada pela população da região”, informou o parlamentar. O movimento pede a isenção na tarifa do pedágio localizado na BR-369, entre Rolândia e Arapongas. Isto porque muitas pessoas moram numa localidade e trabalham na outra, e o pedágio gera custos enormes para a população.

Eleições – O deputado Professor Lemos (PT) convidou os deputados para uma reunião que aconteceria após a sessão plenária desta segunda-feira (29), para discutir as eleições diretas para presidente da República. Segundo ele, o presidente Temer (PMDB) não tem mais condições de comandar o país e é preciso eleger uma nova pessoa para o cargo. Lembrou que tramita no Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante a eleição direta, e que é preciso que todos se mobilizem para que essa alteração seja aprovada.

Aeroporto – O deputado Schiavinato (PP) voltou a falar sobre a importância da construção de um novo aeroporto regional no Oeste do Paraná e também da necessidade de melhoria das rodovias que atendem esses municípios. “O fechamento do aeroporto da minha região é uma constante”, desabafou. Segundo ele, a implantação de um aeroporto moderno e a duplicação das estradas darão um novo impulso ao desenvolvimento da região, que tem a economia baseada no agronegócio. “Para chegar até a Capital demoramos oito horas de ônibus; enquanto de avião leva cerca de uma hora”, exemplificou.

Saúde – O deputado Marcio Nunes (PSD) falou sobre a liberação de R$ 33 milhões pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde para ampliar os investimentos dos municípios no atendimento básico de saúde. Também enalteceu a conquista da região Noroeste pelo credenciamento na rede de urgência e emergência no atendimento à saúde do Governo Federal. Essa implantação, segundo o deputado, vai equilibrar o caixa das entidades de saúde que já prestavam o atendimento, mas não recebiam recursos para esse serviço. Com a mudança, somente a Santa Casa de Umuarama receberá R$ 5 milhões anuais a mais.

Investimentos – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), destacou diversas ações implementadas pelo Governo do Estado, que conquistou o equilíbrio financeiro e “está fazendo o maior programa de investimentos que já realizamos”. “O governador Beto Richa, em evento na sede da Sanepar, em Curitiba, anunciou o investimento de R$ 1,5 bilhão em obras para ampliação de sistemas de água e de coleta e tratamento de esgoto nos municípios paranaenses”, relatou. Citou também a inauguração na sexta-feira (26) da nova ponte sobre o Rio das Cinzas, na PR-436, que faz a ligação entre as cidades de Bandeirantes e Itambaracá, no Norte do Estado. A estrutura substitui uma ponte antiga, que foi levada pelas fortes chuvas do início de 2016. “E hoje o Governo está repassando R$ 33,6 milhões para fortalecer e ampliar o atendimento à saúde em 189 municípios do Paraná”, acrescentou.

Sanepar – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), voltou a falar sobre o reajuste de 8,53% proposto pela Sanepar nas tarifas de água e esgoto. Disse que as alterações na metodologia de cobrança da empresa podem ser benéficas para o consumidor ao reduzir de 10 para 5 metros cúbicos a taxa mínima de cobrança, já que se pagará por aquilo que se consume. Mas o deputado lamentou que ao invés de reduzir em 50% o valor cobrado na taxa mínima, a empresa irá reduzir apenas 10% deste valor.