Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta terça-feira (14) As diversas audiências públicas realizadas na Assembleia Legislativa do Paraná foram destacadas da tribuna por diferentes deputados.

14/03/2017 17h13 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna 07/03/2017.

Direto da Tribuna 07/03/2017.Créditos: Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna 07/03/2017.

Previdência – O deputado Péricles de Mello (PT) criticou as reformas da Previdência Social e das leis trabalhistas, que estão em debate no Congresso Nacional. Ele argumentou que existem outras formas de fazer as mudanças necessárias. Segundo ele, a reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal vai prejudicar a todos, mas principalmente aquelas pessoas que mais precisam.

Previdência II – O projeto de reforma da Previdência também foi criticado pelo deputado Professor Lemos (PT). Ele disse que não se trata de uma reforma e sim o "fim do sistema previdenciário". Ele também se mostrou preocupado com os jovens e o aumento do desemprego entre eles, pois diminuirá o número de vagas no mercado de trabalho, já que os atuais profissionais terão que "trabalhar por mais 15, 20 anos para se aposentar". Lembrou que na manhã desta quarta-feira (15) acontece uma audiência pública na Assembleia com a presença de diversas centrais sindicais para debater o projeto da reforma previdenciária.

Pedágio – O deputado Evandro Junior (PSDB) falou sobre o pedido que recebeu de motociclistas da região de Maringá, que reivindicam mais facilidades na hora de passar pelas praças de pedágio. Ele sugeriu que os motociclistas sejam beneficiados com um sistema de pagamento eletrônico semelhante ao “Sem Parar”, já usado por outros veículos, que libera automaticamente as cancelas. Segundo ele, os motociclistas pedem mais segurança e agilidade nas praças de pedágio.

Soja safrinha – O deputado Anibelli Neto (PMDB) destacou a importância da audiência pública realizada na manhã desta terça (14) que debateu o plantio da safrinha de soja e agradeceu a participação de todos, especialmente dos deputados (leia reportagem no site). Ele também convidou a todos para a audiência pública que acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 10 horas, que vai tratar do tema “Reforma da Previdência e Trabalhista”.

Segurança – A instalação de uma Delegacia de Furtos e Roubos de Carga na região de Cascavel foi pedida pelo deputado Adelino Ribeiro (PSL). O deputado lembrou que caminhões vindos de outros estados e países passam pela região e os roubos de carga são frequentes, gerando prejuízos na ordem de R$ 20 milhões, além de, em muitos casos, o motorista ser mantido como refém. O deputado apresentou requerimento na sessão com esta solicitação e disse que em breve irá marcar uma reunião com o secretário de Segurança, Wagner Mesquita, para tratar do tema.

Paralisação – O deputado Tadeu Veneri (PT) falou da paralisação nacional de diversas categorias marcada para esta quarta-feira (15). Segundo ele será um dia de "conscientização nacional para que possamos fazer uma análise a respeito do projeto do Governo Federal que diz que para estabilizar a economia é preciso fazer a reforma da Previdência". Tadeu argumentou que o sistema seria superavitário se os governos pagassem a sua parte, e que a reforma visa fazer com que os trabalhadores migrem para a previdência privada, beneficiando os bancos.

Usina – O deputado Tadeu Veneri (PT) usou ainda o horário da Liderança da Oposição quando agradeceu a participação dos demais deputados na audiência pública com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e disse que nos próximos meses a Frente Parlamentar irá realizar diversas audiências públicas no estado, para debater a questão e elaborar um projeto de lei que pacifique a situação entre os atingidos e os construtores de usinas (leia matéria no site).