Depois de 13 anos longe da escola, a auxiliar de serviços gerais na Assembleia Legislativa do Paraná, Kelly Patrícia dos Santos, voltou para a sala de aula. Cursando o Cebeja (Educação para Jovens e Adultos), os objetivos do momento são concluir o Ensino Médio e se preparar para a temida prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na tarde desta quinta-feira (11), ela tirou mais cedo o uniforme de trabalho e foi direto para o Plenário participar do inédito concurso de redação que a Mesa Executiva da casa promoveu em parceria com o grupo Eureka. Kelly era pura satisfação.
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Ao lado dela, estava a colega de trabalho, Priscila Batista de Carvalho. As duas já tinham assistido ao primeiro “aulão” no Plenário no mês de junho e absorveram bem o conteúdo. Desta vez, Priscila estava mais ansiosa.
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Elas ouviram dicas preciosas dadas pelos professores sobre técnicas de redação, como organizar o tema proposto e gramática. Mas, antes, as duas servidoras se misturaram aos mais de 600 alunos vindos de escolas estaduais de Curitiba, para, durante uma hora fazer uma redação nos mesmos moldes das que caem no ENEM. O tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”.
Difícil para boa parte, Nem tanto para Emily Liebel, do 3º ano do Colégio Estadual Padre Cláudio Borelli, no bairro Umbará, que foi logo avisando: estava pronta.
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Vinicius Guilherme Ferreira da Silva, do 3º ano do Colégio Luiz Carlos de Paula e Souza, também no Umbará elogiou o tema proposto.
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Mas o que Vinicius mais gostou mesmo foi é da grandiosidade do local onde a aula aconteceu. Ele nunca havia pisado no Plenário antes, alíás, nem na Assembleia.
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Enquanto isso, outros 50 mil estudantes de nível técnico e médio de toda a rede estadual de ensino de Curitiba escreviam sobre o mesmo tema. O Concurso e os “aulões” (serão três ao todo) fazem parte do projeto “Assembleia no Enem”. que inclui aulas preparatórias para o Exame transmitidas pela TV Assembleia e pelo site www.alep.pr.gov.br/enem2016.
Rebeca Vasconcelos, 17 anos, do 2º ano do Colégio Ivone Pimentel, no bairro Novo Mundo, até já acessou o conteúdo das aulas, mas queria conhecer a Assembleia, participar de um momento único para a maioria dos estudantes. O problema é que não tinha onde deixar o filho Davi , de apenas três meses. A solução foi trazer o pequeno junto. E não faltaram voluntários para cuidarem do bebê enquanto ela fazia a redação. Por isso, pôde aproveitar cada minuto.
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Rara oportunidade mesmo, afinal, como gosta sempre de lembrar o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka, a redação é o “bicho papão”, a “pedra no sapato” dos estudantes na hora da prova. E as 30 melhores, produzidas durante este “aulão”, vão ser expostas no Espaço Cultural da Assembleia. Izabela Silveira, do Colégio Brasílio Vicente de Castro, no bairro Cidade Industrial, é forte candidata a estar entre os melhores.
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Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.