Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Conheça o Projeto "Transforma Cidadão", que foi tema de entrevista no "Espaço da Cidadania"

Podcast
(Descrição do áudio))

Você já ouviu falar da Teoria das Janelas Quebradas? Surgiu nos Estados Unidos e funciona assim: se uma janela de um prédio for quebrada e não for consertada,  a tendência é que vândalos passem a jogar pedras nas outras janelas e depois passem a ocupar o edifício e destruí-lo. Significa dizer que a desordem gera desordem, que um comportamento anti-social pode dar origem a vários delitos. Agora imagine o inverso disso: um bom projeto, onde diversas pessoas se envolvem, atrai mais gente e as ações são multiplicadas. Foi pensando dessa forma,  que, ano passado,  o promotor do Ministério público Estadual (MPE),  Guilherme de Barros Perini criou o “Transforma Cidadão”. Foi no município de Jaguariaíva, região Central do Paraná. Braço de dois outros projetos do Ministério Público: o “Movimento Paraná Sem Corrupção”, de combate às chamadas pequenas corrupções, como furar fila e sonegar impostos, entre muitas outras,   e o “Semear”, de combate às drogas e ao álcool, o “Transforma Cidadão” precisava, segundo o promotor, deixar um legado para o município e não ser esquecido assim que terminasse.

(Sonora)

Foi desenvolvido em duas etapas: primeiro os promotores fizeram palestras nas  cerca de vinte escolas públicas e particulares da cidade, explicando os projetos e já orientado sobre como seria transformar uma região da cidade, com práticas simples e que envolvessem toda a comunidade.

 Na segunda etapa, foi lançada  uma competição, desta vez com seis escolas estaduais. O desafio era transformar o entorno do colégio. Os recursos vieram de parcerias com três empresas. Já das transformações, mais de 2500 pessoas participaram, entre diretores, professores, pais de alunos e vizinhos das escolas. Foi um sucesso. Teve até foto do “antes e depois”. Um legado deixado pela própria comunidade que se envolveu fazendo serviços de pintura, de melhorias dos espaços, do plantio de árvores...  Mas mais do que a transformação dos espaços, o objetivo era transformar as pessoas  que atuaram nessa mudança.

E o promotor Guilherme Perini falou sobre o sucesso do projeto no programa “Espaço da Cidadania” da TV Assembleia.  Contou como foi “encabeçar” o “Transforma Cidadão” e a importância de  envolver todo um grupo e multiplicar as boas ações. E demonstrou como é possível atuar na prevenção por meio da educação, já que a Secretaria Estadual da Educação foi uma das parceiras do projeto.  

E se a comunidade de Jaguariaíva vai se lembrar disso?  Para sempre, com certeza. Tanto que neste ano já está promovendo  uma nova edição do “Transforma Cidadão”, com a criação de autoridades, como prefeitos e vereadores dentro das escolas.

O promotor e a equipe também foram premiados pela iniciativa. Ano passado mesmo, o projeto foi o primeiro colocado no prêmio Prata da Casa, concedido pelo Ministério Público Estadual às boas práticas de Cidadania.

Semente plantada, Guilherme Perini, agora atuando na Promotoria do Meio Ambiente em Paranaguá, já pensa em implantar o projeto no município do litoral, voltado para essa área.

 Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação