O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa, presidido pelo deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), reúne-se nesta quarta-feira (22), às 9 horas, na Sala das Comissões do Legislativo, para deliberar sobre o conteúdo de declarações dadas pelo deputado Cleiton Kielse (PEN) a uma emissora de rádio local, no início do mês de julho, envolvendo relações entre deputados e empresas concessionárias de pedágio no Paraná. Depois dessa primeira reunião, que não será aberta ao público, abre-se o prazo de cinco sessões ordinárias para que o deputado Kielse apresente a sua defesa prévia e provas de suas denúncias, conforme determina o artigo 251, inciso II, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.
Por ocasião da entrevista concedida à emissora de rádio, o deputado Cleiton Kielse estava participando de audiência pública no Plenarinho da Assembleia, na manhã do dia 4 de julho, promovida por iniciativa do líder da Oposição, deputado Elton Welter (PT), justamente para tratar de questões relativas aos contratos com as concessionárias do pedágio. Participavam daquele evento, além do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Guimarães, representantes de vários segmentos da área de transportes e de movimentos sociais.
Fazem parte ainda do Conselho de Ética os deputados Francisco Bührer (PSDB), Anibelli Neto (PMDB), Toninho Wandscheer (PT) e Marcelo Rangel (PPS).