Conselhos de Segurança e marcha de prefeitos vão movimentar a ALEP A próxima semana será bem agitada na Assembleia. Estão programadas reuniões e discussões de temas que fazem parte do dia a dia dos paranaenses.

29/03/2019 14h21 | por Thiago Alonso
Debates e reuniões estão programadas e vão movimentar a Assembleia.

Debates e reuniões estão programadas e vão movimentar a Assembleia.Créditos: Sandro Nascimento/ALEP.

Debates e reuniões estão programadas e vão movimentar a Assembleia.

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promove na terça-feira (2), às 18h30, a Audiência Pública "Muralha Digital: Novos olhares para o novo tempo", por proposição do deputado Delegado Recalcatti (PSD). O evento será realizado no Plenarinho da Assembleia e contará com a presença de representantes da Prefeitura de Curitiba, da Associação Comercial do Paraná (ACP), do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná (Sindesp), além dos Consegs.

"Ante a possibilidade de um grande salto qualitativo nas ações para a segurança pública da Prefeitura de Curitiba, cabe-nos provocar o debate dando maior amplitude ao alcance dessas medidas inovadoras. Uma cidade inteligente se faz com boas ideias que, com o uso da tecnologia, proporcionam melhor qualidade de vida a todos", explicou Recalcatti.

Os Conselhos Comunitários de Segurança surgiram para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, orientados pela filosofia de uma autêntica polícia comunitária. O dia 2 de abril foi escolhido para ser o Dia Estadual dos CONSEGs porque assinala o dia do registro de fundação do primeiro Conselho Comunitário de Segurança do Paraná e do Brasil, ocorrido em Londrina, em 1982.

Prefeitos – Também na terça-feira, ocorre no Plenarinho a Reunião da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) com os Prefeitos do Estado para discutir a "XXII Marcha a Brasília dos Municípios". A iniciativa é do prefeito de Coronel Vivida e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Frank Ariel Schiavini. A XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios está programada entre os dias 8 a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). O objetivo do movimento é mostrar a necessidade de participação dos municípios nas decisões e contribuir com as soluções para a crise enfrentada pelas gestões municipais. A marcha é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Universidades – Na quarta-feira (03), no Salão Nobre da Assembleia, será realizada às 13h30 a “Reunião para apresentação de todos os Reitores das Universidades Estaduais”, por proposição do Líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD). No encontro estarão presentes os reitores da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro); Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp); e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O objetivo do parlamentar é estreitar os laços entre as instituições. “Queremos abrir um canal de diálogo com entre reitores e os deputados”, disse.

Comissões permanentes – Duas reuniões de comissões permanentes ocorrem na Assembleia na próxima semana. Na segunda-feira (01), por proposição do deputado Coronel Lee (PSL), reúne-se às 10 horas a Comissão de Segurança Pública. Já na terça-feira, a reunião é da Comissão de Saúde Pública. A proposição é do deputado Dr. Batista (PMN). Também na terça, às 13h30, ocorre a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Visitas – A Assembleia recebe quatro visitas esta semana. Na segunda, às 13h45, a Casa recebe a visita de alunos do Colégio Estadual Professor Iedo Nespolo, de Piraquara. Na terça, às 14 horas, os alunos do Curso Tecnólogo em Secretariado, Gestão Pública, Processos Gerenciais, Bacharelado em Ciências Contábeis e Técnico em Administração (IFPR) conhecem a ALEP.

Na quarta-feira, às 13h30, acontece a visita de alunos do Colégio Estadual Sagrada Família, de Campo Largo. Por fim, os alunos da Unipública - Escola de Gestão Pública estarão no Legislativo às 14h30 de quinta-feira (04).

*A Assembleia também promove esta semana, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma série de eventos e discussões sobre o tema (Leia mais aqui no site).