Cônsul e cônsul adjunto da Argentina são homenageados pela Assembleia Legislativa Título de Menção Honrosa foi proposto pelo deputado Goura (PDT).

04/10/2021 17h20 | por Diretoria de Comunicação

O cônsul e o cônsul adjunto da Argentina, em Curitiba, Eduardo Alfredo Leone e Sebastián Gonzalo Bertuzzi foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná, através de uma proposição do deputado Goura (PDT) entregou nesta segunda-feira (4) uma Menção Honrosa ao cônsul e ao cônsul adjunto da Argentina, em Curitiba, Eduardo Alfredo Leone e Sebastián Gonzalo Bertuzzi, respectivamente. O deputado destacou que essa homenagem serve para reforçar a relação histórica do Paraná com o país vizinho. “Não é de agora que temos feito esse diálogo, temos discutido em relação ao Parque Nacional do Iguaçu, com a nossa preocupação com a reabertura da Estra do Colono. Vamos fazer ainda esse ano uma audiência pública sobre os grandes felinos no Paraná e a Comissão do Mercosul, da Assembleia, vai promover uma reunião para estreitar essas relações”, disse Goura. “Brasil e Argentina tem laços históricos e aqui temos uma comunidade argentina muito grande que vivem em nossas cidades. É uma honra fazer essa homenagem.

O cônsul disse ter ficado muito agradecido, não só pela homenagem da Assembleia Legislativa, mas pela receptividade que teve em Curitiba. “Foi uma emoção. Vim para conhecer a Assembleia e fico agradecido com a Assembleia e o deputado goura. A gente sabe que os brasileiros são muito receptivos e isso eu comprovei desde que cheguei a Curitiba”, disse. “Para a Argentina, o Brasil é uma das federações mais importantes. Os dois povos, os dois governos têm uma agenda absolutamente completa – fronteira, comércio, política. Sempre bom conversar com o Brasil”.

A pedido do deputado, a homenagem também será enviada ao ex-cônsul Pedro Ezequiel Marotta e ao ex-cônsul adjunto Carlos Nazereno Ayala. Segundo o deputado a homenagem tem o objetivo de “reconhecer o brilhante trabalho realizado por eles enquanto estiveram à frente do Consulado da República Argentina em Curitiba e parte do Paraná, onde atuaram nos últimos cinco anos”. Como eles já retornaram para a Argentina, a Menção será enviada posteriormente através do Consulado.

Goura lembra que nesse período, foi fortalecida a parceria estratégica entre Argentina e Paraná. “Somos vizinhos e, em várias atividades, somos complementares. Há uma troca permanente nas mais diferentes áreas, no comércio, educação e pesquisa, logística, energia e turismo. No período, foram organizados com excelência eventos de missões internacionais, rodadas de negócios e eventos culturais. Um trabalho que acumula possibilidade para o aprofundamento de nossa parceria”, declarou.