Cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, é homenageado na Assembleia Legislativa

20/03/2023 19h51 | por Cláudia Ribeiro
Podcast A proposição teve por objetivo promover uma distinção com a entrega de Menção Honrosa para marcar a passagem do representante italiano em Curitiba.

A proposição teve por objetivo promover uma distinção com a entrega de Menção Honrosa para marcar a passagem do representante italiano em Curitiba.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A proposição teve por objetivo promover uma distinção com a entrega de Menção Honrosa para marcar a passagem do representante italiano em Curitiba.

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou durante o Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (20) o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia. A proposição dos deputados Ademar Luiz Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e da deputada Maria Victoria (PP) teve por objetivo promover a entrega de Menção Honrosa para marcar a passagem do representante italiano que, após seis anos à frente da representação italiana na capital paranaense, retorna ao país natal para novas atribuições.

A homenagem  é o reconhecimento da Casa ao trabalho realizado pelo cônsul italiano junto às comunidades italianas no Sul do Brasil. Sob sua chefia, o Consulado-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina ganhou uma nova sede. Promoveu iniciativas de cooperação educacional que possibilitaram a aprendizagem do idioma italiano para crianças, jovens e adultos, através de parcerias com a Universidade Federal do Paraná e a rede municipal de ensino de Curitiba.

 Di Venezia desenvolveu diversas ações de diplomacia cultural entre o Paraná e a Itália, que gerou empregos através de importantes atividades econômicas da indústria criativa paranaense, tal como o Festival Mia Cara Curitiba, além de ações em parceria com instituições como a Sociedade Giuseppe Garibaldi, o Centro de Cultura Italiana e o Centro Cultural Dante Alighieri, como destacou a deputada Maria Victoria (PP).

(Sonora)

 O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), um dos proponentes da homenagem ao lado, em conjunto com o primeiro secretário deputado Alexandre Curi (PSD) e por Maria Victoria, falou sobre a homenagem.

(Sonora)

O  cônsul-geral Salvatore Di Venezia se disse orgulhoso por receber a homenagem.

(Sonora)

   Nascido em Avellino, Itália, em 3 de outubro de 1957, Di Venezia é formado em Ciências Políticas. Começou a carreira no Ministério da Relações Exteriores em 30 de novembro de 1984. Exerceu a direção geral do Gabinete de Cooperação para o Desenvolvimento e foi vice-cônsul no Consulado da Itália em São Paulo de 1984 a 1988. Foi cônsul do Consulado da Itália no Canadá, de 1994 a 1997. Também foi conselheiro da Embaixada da Itália em Madrid, de 2005 a 2010. De 2010 a 2013,  foi cônsul geral da Itália em Curitiba, para o Paraná e Santa Catarina. Retornou ao posto máximo do Consulado da Itália em Curitiba em 2020, permanecendo até o mês de março de 2023.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação