Convênio garantirá equipamentos para a Patrulha do Campo em Ponta Grossa

14/11/2017 17h09 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.

Prefeito Marcelo Rangel exibe documento, ao lado dos deputados Plauto Miró (DEM) e Marcio Paulik (PDT), com demais autoridades.Créditos: Bruno Zotto

Os deputados estaduais Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) e Marcio Pauliki (PDT) assinaram nesta terça-feira (14), com o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, convênio para o repasse de R$ 1.189.000,00 para a compra de equipamentos rodoviários que compõem a Patrulha do Campo. Os recursos foram obtidos a partir de emenda encaminhada ao Governo do Estado pelos deputados.

O conjunto é composto por uma motoniveladora, um rolo compactador e um caminhão basculante.  A princípio, as máquinas serão usadas para melhoria das estradas rurais, mas também atenderão outras demandas do município. São mais de mil quilômetros de ligações que cortam todo o território do município e que precisam de constante atenção por parte da Secretaria Municipal de Agricultura.

Plauto destaca que os cuidados com as estradas são fundamentais para o setor que movimenta grande parte da economia local. “Estradas sem condições de tráfego acabam por encarecer o custo de produção. E isso reflete diretamente na mesa dos consumidores”, acrescenta. “É essencial que esses maquinários deem melhores condições para as estradas dos nossos distritos, como Guaragi, Itaiacoca, Uvaia, Pinheirinho e também para as nossas estradas rurais, como a do Kalinoski e a do Alagados”, afirma Pauliki.

Após a assinatura do convênio começa o processo de autorização de licitação. Tão logo seja vencida essa etapa a prefeitura poderá comprar as máquinas. O prefeito Marcelo Rangel afirmou que a iniciativa dos deputados é uma grande conquista para a cidade. “Essas máquinas trazem maior independência para a Secretaria de Agricultura. Agora não teremos que deslocar o maquinário que está a serviço dos bairros da cidade para as estradas rurais e, dessa forma, atendemos toda a população”.

O ato contou com as presenças dos vereadores Sebastião Mainardes e Mingo Menezes, que também representam os moradores das comunidades rurais do município. O presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte, também compareceu. O secretário municipal de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira se emocionou. “Estou cumprindo o meu dever com o nosso prefeito, com o meu município e com a comunidade de Ponta Grossa”, declarou.

CEASA – Durante o encontro, o deputado Pauliki solicitou que a Prefeitura de Ponta Grossa também encampe o projeto de criar um Centro de Distribuição e um Mercado do Produtor da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), para abastecer Ponta Grossa e região. O projeto contou com o apoio dos representantes do poder municipal. O objetivo é descentralizar a atuação do órgão no estado, que atualmente está restrito a cinco unidades (Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel). “Já estamos com um cronograma de ações preestabelecido. O pedido para a criação do Ceasa em Ponta Grossa, inclusive, já teve adesão da direção da Ceasa no Paraná”, afirma Pauliki.