Coordenador da Rede de Defesa e de Proteção Animal de Curitiba é ouvido na CPI dos Animais

24/05/2016 14h36 | por Claudia Ribeiro
(Descrição do áudio)

Os integrantes da  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Animais, que é presidida pelo deputado Felipe Francischini (SD), receberam na manhã desta terça-feira (24),  o coordenador da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, Paulo Roberto Colnaghi. Ele falou   sobre as políticas públicas para a área e a atuação da Rede, um programa da Prefeitura Municipal de Curitiba que envolve agentes públicos, da iniciativa privada e do terceiro setor, na busca por  melhores condições de vida para os animais na cidade. A reunião foi no Auditório Legislativo e participaram, além de Francischini, os deputados Cláudio Palozi (PSC) e Rasca Rodrigues (PV). Rasca questionou sobre as políticas públicas que têm sido adotadas pela Rede e se houve avanços.

(Sobe som com pergunta de Rasca e resposta de Paulo)

A CPI dos Animais foi criada para investigar maus tratos e a violência contra animais, criadouros clandestinos e venda irregular de animais no Paraná. Francischini diz que já recebeu muitas informações com relação à prática de maus tratos a animais. E que vai  investigar, identificar as fragilidades e propor soluções.  Durante a reunião, ele disse ter ficado satisfeito com as informações  apresentadas por Paulo Colnaghi, porque entendeu que ainda falta muito a ser feito.

(Sonora)

O coordenador da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba,  valiou, durante a reunião,  que são cerca de 400 mil os animais de rua na capital e que o orçamento para o setor é de R$ 3 milhões de reais para 2016, sendo que parte vem do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O  principal objetivo da Rede é  a defesa e a proteção animal e o controle de populações, em especial de cães e gatos,  para atingir o equilíbrio ambiental e o convívio mais harmonioso das pessoas que vivem em Curitiba  com os animais, quer sejam cães, gatos, cavalos, pombos, morcegos ou outras espécies que possam vir a interferir de forma negativa  nesta relação. A Rede também oferece um Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA), através da utilização de microchips. E, de acordo com Paulo,  tem programas para castração de animais que devem ser intensificados.

(Sonora)

Felipe Francischini convidou Paulo Colnaghi para a próxima reunião da CPI, que vai contar com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Força Verde e do Ministério Público. O parlamentar acha que é preciso unir forças para melhorar a situação dos animais.

(Sonora)

Também fazem parte da CPI,   os deputados Guto Silva (PSD), Mauro Moraes (PSDB),  Stephanes Júnior (PSB) e Cristina Silvestri (PPS), que é a relatora. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.