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Coordenador do Eureka fala da correção de redações e aproveita para deixar dicas valiosas

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(Descrição do áudio))

É neste sábado! Mais de cem professores do grupo Eureka e do Centro Universitário Internacional  Uninter fazem um mutirão para corrigir as 50 mil redações dos alunos da rede pública estadual que participaram de um concurso durante um  aulão no Plenário da Assembleia Legislativa.  E o  que eles vão observar na hora de dar as notas? O coordenador do grupo Eureka, professor Marlus Geronasso diz que quem corrige a prova deve agir de forma técnica com relação ao tema, sem pensar de acordo com as  próprias convicções; e destaca os cinco critérios  que são levados em conta e fazem parte da norma de correção das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio):

- A avaliação,  por exemplo,  da concordância e da regência verbal e nominal;

- Adequação à proposta: compreender o tema e fazer um texto que defenda esse tema e que seja dissertativo/argumentativo. (como se pede no modelo de prova do ENEM);

- Seleção dos argumentos: observar os argumentos que o aluno utilizou. Que sejam bem embasados. Aí entra o conhecimento do assunto. (Um critério fundamental para obter notas mais altas);

-Estrutura do texto: A orientação é para que o aluno produza pelo menos uma redação com quatro parágrafos, para que se tenha elementos que deem coesão ao assunto;

- Proposta de intervenção: Ao ler o texto até o fim, o professor vai observar se o aluno conseguiu propor algo para o tema pedido na redação.

Quanto menos critérios obedecidos, menores  serão as notas. Por isso, o professor Marlus lembra que é tão importante um concurso como este promovido pela Assembleia, em parceria com o Eureka, com a Secretaria Estadual da Educação e agora, com o grupo Uninter.

(Sonora)

Mesmo acostumado a corrigir provas, inclusive as oficiais do ENEM, o professor Marlus considera este um desafio. Tanto pelo volume de redações que precisam ser analisadas em um  curto espaço de tempo, como pela logística que vai ser adotada pela equipe.

(Sonora)

Após as correções, o grupo de professores do Eureka pretende identificar as principais falhas e trabalhá-las com os estudantes como forma de orientá-los para que elas não se repitam na hora da prova do ENEM. Por isso, eles querem dar uma espécie de “retorno” aos estudantes.

 Para o presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano (PSDB), a Uninter vem para unir  forças em um trabalho   tão importante, que é preparar estudantes para as provas do ENEM,  disponibilizando gratuitamente os professores para que as melhores redações sejam  selecionadas.

(Sonora)

 O tema proposto para o primeiro concurso de redação promovido através da parceria Assembleia/Eureka  foi: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”.

A divulgação do resultado acontece na primeira semana de outubro. Os autores das vinte melhores redações participam de uma sessão plenária na Assembleia e ainda vão ter os trabalhos  expostos no Espaço Cultural da Casa.

O grupo Eureka também  atua em conjunto com a Uninter  nas atividades do Pré-Enem.  Já com a Assembleia, a parceria completa dois anos em 2016,  preparando jovens para o Enem e para vestibulares. Ano passado, foram 364 aulas transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial da instituição, durante  19 semanas. Dois aulões já aconteceram no Plenário da Casa, com presença de mais de 500 alunos. Uma forma de aproximar a comunidade do Poder legislativo.

Os estudantes podem rever os conteúdos apresentados em 2015 e também os aulões. Os vídeos estão disponíveis no Youtube, através do site do projeto, o  www.alep.pr.gov.br/enem2016.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

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