Coordenador do Fórum de Educadores Sociais defende a regulamentação da profissão José Pucci Neto disse aos deputados que desde 2009 os educadores sociais estão buscando o marco legal para a regulamentação da função.

09/10/2017 16h39 | por Rodrigo Rossi
Coordenador do Fórum de Educadores Sociais, José Pucci Neto.

Coordenador do Fórum de Educadores Sociais, José Pucci Neto.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Coordenador do Fórum de Educadores Sociais, José Pucci Neto.

A requerimento do deputado Adelino Ribeiro (PSL), o coordenador do Fórum de Educadores Sociais do Paraná, José Pucci Neto, falou aos parlamentares nesta segunda-feira (10), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, sobre o movimento e a luta pelo reconhecimento da profissão. Ele ressaltou que desde 2009 os educadores estão buscando o marco legal para a regulamentação da função, inclusive com a possibilidade de formação superior específica.

O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), líder do Bloco Parlamentar PRB-PPL-PSL, fez uma saudação ao visitante, lembrando a importância do trabalho dos educadores sociais, especialmente na promoção humana e no atendimento e amparo às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No seu discurso, Pucci Neto lembrou que em 2 de outubro foi comemorado o Dia Nacional do Educador Social, para destacar que os profissionais estão atentos à tramitação do projeto de lei federal nº 328/2015, de autoria do senador Telmário Mota (PTB/RR), que pretende regulamentar a função. Ele aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos deputados estaduais aos educadores sociais.

“Nossa profissão é importante, porque trabalhamos com diferentes contextos sociais, na promoção da dignidade, da cultura da paz e do respeito. O educador social nasce de uma demanda pedagógica do período pós-guerra, ainda na Alemanha. Hoje contribuímos para o amparo social, a integração cidadã e apoio das pessoas que mais precisam. Agradecemos o espaço da Assembleia Legislativa e pedimos ajuda desta Casa também”.

Uma audiência pública com apoio da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também foi solicitada pelo Fórum. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o espaço está aberto aos profissionais, bastando tão somente a solicitação formal por parte da comissão para a realização de uma discussão específica sobre o tema.

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação