Correção dos textos do 1º Concurso de Redação da Alep continua com novo mutirão neste sábado (17) De 50 mil redações escritas por alunos do Ensino Médio de 132 colégios públicos de Curitiba, pouco mais de oito mil ainda precisam ser corrigidas.

12/09/2016 16h25 | por Kharina Guimarães
Correção das provas do 1º Concurso de Redação da Alep continuará neste sábado (17).

Correção das provas do 1º Concurso de Redação da Alep continuará neste sábado (17).Créditos: Laura Ling/Alep

Correção das provas do 1º Concurso de Redação da Alep continuará neste sábado (17).


O grande volume de textos produzidos para o 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná vai exigir uma nova etapa do mutirão para avaliação dos textos. A segunda fase do processo de correção das redações acontece neste sábado (17), a partir das 9 horas, na sede da Uninter, na Rua do Rosário, no Largo da Ordem, em Curitiba.

Das cerca de 50 mil redações produzidas pelos alunos do Ensino Médio de 132 colégios da rede pública estadual de Curitiba, ainda precisam ser corrigidos 8.650 textos. A expectativa é de que mais de 50 corretores do Centro Universitário Internacional Uninter participem do novo processo de correção. Todos já estão ambientados com o tema proposto aos alunos e também com os critérios de avaliação utilizados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também estão sendo aplicados no concurso. São cinco competências diferentes que, somadas, compõem a nota total.

Com o processo de correção bastante avançado, já foi possível identificar alguns pontos que precisarão de dedicação extra dos alunos a partir de agora. A dificuldade em argumentar e a fuga ao tema proposto são fatores que podem eliminar candidatos. “É fundamental respeitar também a norma culta da nossa língua e citar informações que sustentem a tese do autor de forma coerente e coesa”, esclarece o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka.

O 1º Concurso de Redação faz parte do projeto “Assembleia no Enem”, que oferece conteúdo gratuito para a preparação de quem vai encarar a prova do Enem ou o vestibular. A parceria inclui a Alep, o Grupo Eureka, a Secretaria de Estado da Educação e o Centro Universitário Internacional Uninter. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), agradeceu a dedicação e a parceria de todos os envolvidos. “É uma alegria poder contar com o apoio da iniciativa privada, que assim como a Assembleia, entende a importância de oferecer mais oportunidades aos alunos da rede pública”.

A redação ganhou atenção especial dentro do projeto, devido aos resultados insatisfatórios verificados nesta área, nos últimos anos. Em 2014, apenas 250 candidatos atingiram a nota máxima entre os mais de seis milhões de inscritos. Em 2015, esse número caiu para apenas 104 estudantes, em meio a 5,8 milhões de candidatos.

Premiação – Os melhores textos do 1º Concurso de Redação da Alep serão conhecidos em outubro. Os autores das redações com maior pontuação participarão de uma sessão plenária na Assembleia e também terão os textos expostos no Espaço Cultural da Casa. Todas as redações, devidamente corrigidas, serão devolvidas às escolas para que os alunos possam avaliar o desempenho e identificar as falhas.

Material completo – Este é o segundo ano consecutivo que os candidatos a uma vaga no ensino superior podem estudar com o material disponibilizado gratuitamente pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com o Grupo Eureka e a Secretaria de Estado da Educação. As 364 vídeo-aulas transmitidas pela TV Assembleia e pelo site oficial da instituição continuam disponíveis no site do projeto “Assembleia no Enem”, junto com apostilas, reportagens e a íntegra dos aulões históricos ministrados no próprio Plenário da Alep.

 





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação