Ouça as falas femininas da Assembleia nos bastidores de um programa só com as deputadas estaduais

09/03/2023 13h02 | por Angélica Alves e Cláudia Ribeiro
Podcast As parlamentares reconhecem os avanços, mas defendem a necessidade de ampliar a representatividade, a participação da mulher nos espaços de poder e o enfrentamento a questões como violência e desigualdade.

As parlamentares reconhecem os avanços, mas defendem a necessidade de ampliar a representatividade, a participação da mulher nos espaços de poder e o enfrentamento a questões como violência e desigualdade.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Cláudia: Nesta que é a semana do Dia Internacional da Mulher, a pauta, claro é a força feminina. E você vai ouvir aqui falas importantes  das nossas dez deputadas estaduais, nos bastidores de um programa da RIC TV Record gravado para celebrar a data, na sala da CCJ aqui da Assembleia Legislativa do Paraná.

Angélica: Você ouve as declarações pra lá de relevantes das nossas mulheres-deputadas,  comigo, Angélica Alves.

Cláudia: E comigo, Cláudia Ribeiro.

(Sobe som)

Angélica: Com a mediação da apresentadora Simone Hammes, as deputadas falaram sobre a atuação no Poder Legislativo, voto feminino, mulheres no Parlamento, direitos das mulheres....

Cláudia: Enfim, uma série de temas que têm muito a ver com a presença delas no mercado de trabalho, e especialmente, na política, afinal, pelo menos aqui na Assembleia do Paraná, as eleitas pularam de cinco, na legislatura anterior, para dez, na atual.  Vamos começar a ouvir?

Angélica: Claro. Primeiro, vamos saber da deputada Luciana Rafagnin (PT), qual é o diferencial de uma mulher para lidar com a política...Segundo Luciana, mulher gosta do detalhe.

(Sonora)

Cláudia: Sensibilidade é, sem dúvida,  um super diferencial. E ter um espaço diário garantido para falar durante as sessões plenárias?  Não é tudo?

Angélica: Tudo. E isso só foi possível com a criação da Bancada Feminina no ano passado. A líder,  deputada Mabel Canto (PSDB),  fala um pouco sobre o que isso vai representar, na prática.

(Sonora)

Cláudia: Uma cadeira na Mesa Executiva?  E mais, na Comissão Executiva, que toma  as principais decisões da Assembleia? Temos.   E ela é da deputada Maria Victoria (PP). Vamos ouvir o que ela diz sobre essa presença.

(Sonora)

Angélica:  Protagonismo é com elas. Taí o exemplo da deputada Cristina Silvetri (PSDB). Foi a primeira procuradora  da Procuradoria Especial  da Mulher na Casa de leis, que representou tanta coisa... Tantos avanços.

(Sonora)

Cláudia: Mara Lima (Republicanos) continua à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Ela não se conforma com o fato de tantas de nós, mulheres,  ainda hoje sermos vítimas constantes de ex-maridos ou ex-companheiros. Ou de qualquer outra forma de violência.

(Sonora)

Angélica:  E o que dizer da deputada estreante Marli Paulino (Solidariedade), que foi vereadora, vice-prefeita e prefeita em uma, digamos, “chapa-pura” de mulheres na prefeitura de Pinhais, região de Curitiba?

(Sonora)

Cláudia: Ainda bem que cada vez mais as  mulheres apoiam  mulheres, não é mesmo deputada Flávia Francischini?

(Sonora)

Angélica: E agora com a palavra, a deputada Márcia Huçulak.

(Sonora)

Cláudia: Outra estreante, a deputada Cloara Pinheiro (PSD), já está acostumada a uma câmera, afinal passou mais de vinte anos à frente de uma na TV. A nova procuradora da mulher da Casa nunca tinha pensado em entrar para a política.

Angélica: Mas  soube, há pouco tempo, que tinha uma veia política. Um parentesco com uma certa mulher que foi ninguém menos que a primeira deputada estadual do Paraná, como ela conta.

(Sonora)

Cláudia: Pra fechar essas falas tão bacanas, a mais jovem deputada da Assembleia Legislativa do Paraná em todos os tempos. Ana Júlia (PT). Só 22 anos.

Angélica: Mas, que maturidade ela tem! Para dizer que  não é só uma questão de ser mulher.  Elas querem o apoio deles, sim, dos homens e, não se trata apenas de pautas femininas, mas de todas as áreas.

(Sonora)

Cláudia: Bom, já deu pra ter uma mostra do que vem por aí com esse timaço de deputadas, né, Angélica?

Angélica: Se deu. Espero que você tenha gostado e,  se for mulher,  se identificado com o  que ouviu aqui.

Cláudia: E celebre. E saiba: você pode ir além sempre.