CPI dos Caixas Eletrônicos ouve diretor do Departamento de Inteligência da SESP

25/05/2015 19h20 | por Claudia Ribeiro
Podcast
         O diretor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública,  Fábio Amaro,  representou o secretario da segurança, Wagner Mesquita na reunião da CPI dos Caixas Eletrônicos desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná.   

    Ele trouxe números que demonstraram queda de 75% nas explosões a caixas eletrônicos no estado, em três meses,  depois da criação de uma força-tarefa formada por policiais civis e militares. Ao todo, quarenta policiais.   Os números apontaram que em janeiro deste ano foram 25 explosões. Em fevereiro, 24. Já em março, quando a força-tarefa passou a atuar, o número baixou para 12 e em abril diminuiu ainda mais: 9 explosões. Além da prisão de 12 pessoas envolvidas com esse tipo de crime

  De acordo com o Fábio Amaro, o trabalho da inteligência tem sido fundamental para essa redução e deve avançar, já que as quadrilhas especializadas neste tipo de crime estão sendo desarticuladas.

(sonora)

 Para Fábio Amaro, os bancos também deveriam adotar medidas para coibir os crimes, o que não acontece com a maioria das instituições. Por isso, ele sugeriu que os deputados que integram a CPI criem leis que obriguem as agências a possuírem dispositivos de segurança, que ajudem a identificar  os criminosos.

  O presidente da CPI deputado Felipe Francischini, do Solidariedade, ficou satisfeito com a apresentação e informou que, além de atuarem  na legislação, os integrantes da Comissão devem procurar o Tribunal de Justiça para sugerir a criação de uma vara específica no Paraná  para o Crime Organizado, já que esse tipo de crime é cometido por quadrilhas cada vez mais especializadas, mas  são tratados apenas como furto qualificado, com penas mais brandas.

(sonora)

 Participaram da reunião os deputados Rasca Rodrigues,  do PV, professor Lemos, do PT, Ricardo Arruda, do PSC, Artagão Júnior, do PMDB e Guto Silva, do PSC.  De Curitiba, Cláudia Ribeiro.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação