Craque Alex recebe na Assembleia Legislativa o título de Cidadão Benemérito do Paraná

07/10/2013 19h46 | por Sandra C. Pacheco
Deputado Alceu Maron (PSDB).

Deputado Alceu Maron (PSDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Alceu Maron (PSDB).
A Assembleia Legislativa realizou sessão solene no fim da tarde desta segunda-feira (7) para entregar o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao jogador do Coritiba Foot Ball Clube, Alexsandro de Souza, mais conhecido como Alex. A iniciativa da homenagem partiu do presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), como forma de reconhecimento ao trabalho que o atleta vem realizando, dentro e fora dos gramados.

“Alex difundiu com a sua dignidade, competência, perseverança e grande talento, o nome do Paraná como celeiro de bons atletas para o Brasil e para o mundo, em especial para o Oriente Médio, onde jogou pelo Fenerbahçe, da Turquia, de 2004 a 2012, e era idolatrado pela torcida”, justificou Rossoni. Lembrou que o atleta “contribui expressivamente com as causas sociais, sempre de forma discreta, evitando confundir o gesto solidário com a promoção pessoal”, e que agora está empenhado na luta por um calendário mais justo para o campeonato brasileiro.

Prestigiaram o evento, além de um grande número de torcedores do Coritiba, o secretario estadual de Esportes, Evandro Rogério Roman, que representou no ato o governador Beto Richa (PSDB), o vereador Pier Petruzziello, representando a Câmara Municipal de Curitiba, os deputados federais Rosane Ferreira (PV) e Marcelo Almeida (PMDB), os deputados estaduais Francisco Bührer (PSDB), Teruo Kato (PMDB), Artagão Júnior (PMDB), Alexandre Curi (PMDB) e Gilson de Souza (PSC), e o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).

Exemplo
– Alex nasceu em Curitiba, no dia 4 de setembro de 1977, e foi criado em Colombo, município vizinho. Aos 9 anos de idade ingressou no Coritiba Foot Ball Clube, onde iniciou sua carreira nas categorias de base e tornou-se jogador profissional em 1995. No início de 1997 transferiu-se para o Palmeiras, e lá atuou até 2000, obtendo grande destaque e participando da conquista da Copa MERCOSUL e da Copa do Brasil, em 1998, da Libertadores da América em 1999, e do Torneio Rio-São Paulo de 2000.

Teve uma rápida passagem pelo Flamengo em 2000, retornando ao Palmeiras no ano seguinte. Negociado com o Cruzeiro de Minas Gerais para o Brasileirão, regressou ao Palmeiras em 2002, numa temporada marcada por belíssimos e decisivos gols. Em seguida foi negociado com o Parma, da Itália, mas lá ficou por pouco tempo, voltando ao Brasil no mesmo ano. Jogou no Cruzeiro até 2004 e por esse time foi campeão mineiro em 2003 e 2004, e da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro em 2003. Outras grandes jogadas aconteceram no período, elevando-o a condição de ídolo da torcida cruzeirense.

A partir de 2004 passou a atuar no Fenerbahçe, onde disputou 365 partidas, marcou 182 gols e sagrou-se campeão nacional em 2005, 2007 e 2011. Em 2012 foi peça fundamental na conquistada Copa da Turquia, título que o Fenerbahçe não alcançava há 30 anos. Em agosto do ano passado, após marcar 136 gols com a camisa do time turco somente pela Liga daquele país, prestes a ultrapassar o recorde estabelecido por seu técnico, sofreu pressão para deixar o clube. O fato gerou manifestações da torcida local que fez, inclusive, vigílias em frente a sua casa, pedindo para que permanecesse. No dia 15 de setembro foi inaugurada uma estátua do craque diante do estádio, no tamanho natural do jogador, e que levou dois anos para ser concluída.

De volta a Curitiba, retomou sua carreira no time que o revelou e foi recebido com uma grande festa pela torcida coxa-branca no Estádio Couto Pereira, em plena tarde de quinta-feira. Em 12 de maio conquistou seu primeiro título com a camisa do time, fazendo dois dos três gols com que o Coritiba venceu o rival Atlético. E em 6 de junho, novamente no Couto Pereira, faz o 400º gol de sua carreira contra o carioca Fluminense, em partida válida pela quarta rodada do Brasileirão 2013.

Ouça o Podcast relacionado