(Descrição do áudio))
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e o vice-presidente e corregedor Luiz Oyama, firmaram parceria com a Assembleia na manhã desta terça-feira (21), durante uma visita ao presidente Ademar Traiano (PSDB). E ela começa com a divulgação da campanha que vai fazer a revisão biométrica (recadastramento das digitais) de 82%, ou 6 milhões e 500 mil eleitores paranaenses, até o fim do ano. O eleitor que não comparecer para a revisão não vai poder votar nas eleições de 2018.
O presidente do T.R.E. pediu o apoio da Assembleia não apenas na divulgação da campanha para convocar os eleitores, mas também para ajudar no transporte desses eleitores. E isso precisa envolver todos os parlamentares. Traiano garantiu que vai levar a solicitação aos deputados para que possam distribuir o material com datas de procedimentos e para que divulguem em suas bases eleitorais.
(Sonora)
O presidente da Assembleia determinou ainda que a TV Assembleia, a Rádio Assembleia, e as redes sociais da Casa passem a divulgar a campanha. E o trabalho já começou. Os desembargadores foram convidados para uma entrevista no programa Espaço da Cidadania da TV para falarem justamente sobre o tema.
(Sobe som)
Durante a atração, gravada na manhã desta terça, o desembargador Xisto Pereira anunciou que na próxima quinta-feira (23) vai estar no município de Cerro Azul, no Vale do Ribeira, em seguida vai a União da Vitória e Rio Negro (24), comandando pessoalmente a revisão biométrica. Ele lembrou a importância do eleitor estar atento às datas, porque se não comparecer terá o título cancelado e não poderá votar.
Ao longo da entrevista ao jornalista Luiz Ribeiro, Oyama e Xisto Pereira afirmaram que projetos implantados na atual gestão da Casa, como a Escola do Legislativo e o Parlamento Jovem serviram de modelo para versões parecidas no TRE, que conta com a sua própria escola e com o Tribunal Jovem. E o presidente do T.R.E. reafirmou que, em função disso, quer estreitar a parceira com a Assembleia.
(Sonora)
Para o presidente da Assembleia, aproximar o Legislativo e o poder público dos jovens (a Assembleia promove visitas guiadas e encontros de estudantes com o presidente praticamente todos os dias) tem sido fundamental para mudar o conceito distorcido que a política ganhou em função dos escândalos nacionais que sacudiram o país. Pensamento compartilhado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
(Sonora)
Para o recadastramento biométrico, é importante que os eleitores compareçam com documento de identidade (original) com foto, ou carteira de trabalho ou ainda o passaporte do modelo antigo. Também precisa levar comprovante de domicílio eleitoral no município, com data de menos de um ano, que comprove sua residência ou que demonstre vínculo profissional ou econômico, ou patrimonial. Serão aceitas contas de luz, água ou telefone, notas fiscais.
Na página da Justiça Eleitoral na internet www.tre-pr.jus.br/é possível saber mais detalhes sobre o serviço de agendamento. Ele vai permitir ao eleitor escolher dia e horário de atendimento, tornando tudo muito mais prático e rápido para o eleitor.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.