Dados do BC mostram potencial produtivo do Paraná, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

27/02/2024 18h39 | por Assessoria Parlamentar
Os avanços, segundo Romanelli, são resultado de políticas públicas eficientes implementadas há mais de 15 anos, que incentivaram o empreendedorismo e atraíram mais investimentos ao estado.

Os avanços, segundo Romanelli, são resultado de políticas públicas eficientes implementadas há mais de 15 anos, que incentivaram o empreendedorismo e atraíram mais investimentos ao estado.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Os avanços, segundo Romanelli, são resultado de políticas públicas eficientes implementadas há mais de 15 anos, que incentivaram o empreendedorismo e atraíram mais investimentos ao estado.

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 26, que os dados divulgados pelo Banco Central e pelo Ministério do Trabalho mostram o potencial produtivo do Paraná muito próximo de alcançar o pleno emprego, situação em que todos os trabalhadores que buscam um emprego conseguem encontrar uma ocupação no curto prazo.

"Segundo o Banco Central, o Paraná liderou o crescimento da atividade econômica em 2023, um aumento de 7,75% em relação a 2022. Esse desempenho é três vezes maior da média nacional, o que demonstra a nossa capacidade de gerar riquezas. Além disso, a taxa de desemprego foi de 4,8% no ano passado, o que indica o caminho para alcançar o pleno emprego, quando o índice se aproxima de 4%", disse Romanelli.

Os avanços, segundo Romanelli, são resultado de políticas públicas eficientes implementadas há mais de 15 anos, que incentivaram o empreendedorismo e atraíram mais investimentos ao estado. "A gestão moderna e inovadora do governador Ratinho Junior também contribuiu significativamente para esses resultados", disse. "Mas, acima de tudo, são os trabalhadores e empreendedores paranaenses que impulsionam o estado rumo à prosperidade", completou.

Crescimento

O Paraná registrou 7,75% no ano passado, o maior crescimento entre 13 estados a frente de Goiás (6,1%), Pará (5,7%), Rio de Janeiro (4,6%), Espírito Santo (4,4%), Minas Gerais (4,4%), Bahia (3,3%), Amazonas (2,7%), Santa Catarina (2,6%), Pernambuco ( 2,2%), Rio Grande do Sul (2,1%), São Paulo (1,4%) e Ceará (1,2%). A taxa paranaense é três vezes superior à média nacional. Segundo a autoridade monetária, a economia brasileira cresceu 2,45% em 2023.

A liderança paranaense no ranking de atividades econômicas resulta do crescimento de todos os segmentos produtivos. Na agropecuária, por exemplo, o aumento foi de 36% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em comparação a 2022, o que representa um salto de 33,3 milhões para 45,4 milhões de toneladas colhidas, segundo dados do IBGE. As exportações paranaenses, constituídas majoritariamente de produtos do agro, cresceram 13,7%.

Além da atividade primária, o Paraná é destaque no setor terciário, incremento de 11,2% do volume de serviços, enquanto os segmentos industrial e do comércio varejista registraram elevações de 1,5% e 1,1%, respectivamente, de acordo com pesquisas do IBGE que são consideradas no cálculo do IBCR, um indicador conhecido como prévia do PIB (Produto Interno Bruto).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação