Deputada Arlete

17/03/2005 12h19 | por Teste
A luta para resgatar e devolver as crianças desaparecidas às suas famílias é uma das principais bandeiras da deputada estadual Arlete Ivone Caramês (PPS). Ela conquistou seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa somando 22.736 votos, e passa a integrar a bancada feminina ao lado de outras três mulheres. Sua base eleitoral está concentrada em Curitiba e Região Metropolitana. Arlete é mãe do garoto Guilherme Tiburtius, que desapareceu ainda menino na Capital. Por sua luta, ela é também presidente de honra do Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida. Catarinense de Porto União, onde nasceu em 15 de setembro de 1943, iniciou sua carreira política em 1998, quando foi candidata à deputada federal pelo PPS. Na época, somou 30.226 votos, mas não conseguiu se eleger. Já em 2000 conquistou uma cadeira na Câmara Municipal com 14.160 votos. É formada em Contabilidade pelo Colégio Visconde de Cairu, localizado na capital paranaense."A única causa que se perde é aquela que se abandona". Este é o lema que acompanha a trajetória de Arlete Caramês, funcionária de carreira do Badep (Banco de Desenvolvimento do Paraná) nas décadas de 70 e 80. Trabalhou na instituição financeira, hoje extinta, prestando serviços aos governos de Jayme Canet Júnior e José Richa. Ocupou vários cargos no Banestado nos anos 90.Arlete marca sua presença nas Assembléia Legislativa no momento em que a Casa de Leis registra o maior número de mulheres eleitas em toda sua história. Para dar sustentação aos seus projetos de lei, ela conta com o apoio e solidariedade das colegas Luciana Rafagnin (PT), Cida Borghetti (PPB) e Elza Correa (PMDB), bem como dos demais representantes da Casa. Integrante da Mesa Executiva, a deputada é 3ª vice-presidente do Legislativo.Os projetos da deputada quase sempre são referentes à questão das pessoas desaparecidas, em especial crianças. Em razão disso apresentou projetos que estabelecem a busca imediata de crianças menores de idade e de deficientes físicos, além de ter um projeto de lei que exige que hotéis tenham cuidados redobrados na hospedagem de crianças e de seus acompanhantes.