Deputada Cida Borghetti (pp)

24/04/2008 17h38 | por
VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA RECEBE HOMENAGEM DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVAMedalha de bronze em Atenas, o paranaense é um dos maiores nomes do atletismo brasileiro.Conhecido mundialmente depois que foi impedido de vencer as Olimpíadas de Atenas por um manifestante, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima recebeu título de Cidadão Benemérito do Paraná.A homenagem foi proposta pela deputada Cida Borghetti (PP) e entregue ao atleta em sessão solene realizada no plenário da Assembléia na manhã desta quinta-feira (24/04). O evento contou com a participação de atletas de diversas modalidades, parentes e amigos de Vanderlei, o prefeito de Maringá em exercício, Roberto Pupin (PDT) além dos deputados, Cida Borghetti (PP) e Antonio Belinati (PP), e o presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (DEM).Em seu discurso, Cida Borghetti (PP) destacou a obstinação do atleta, que nascido e criado por uma família humilde do interior do Paraná, soube superar os obstáculos e trazer uma medalha olímpica para o Brasil. "O Vanderlei é uma pessoa humilde, batalhadora exemplo para todos os paranaenses, representa o verdadeiro espírito olímpico e merece o reconhecimento desta Casa de Leis", disse Cida. A deputada falou sobre a trajetória de vitórias de Vanderlei desde o início quando começou a disputar as primeiras corridas de rua em Tapira, norte pioneiro, passando pela participação do atleta em competições estaduais representando o município de Maringá, até as grandes conquistas - 4º lugar na São Silvestre (1992), 1º colocado na maratona de Reims (frança), em 2004 e bronze em Atenas (2004).O presidente Nelson Justus (DEM) destacou que a Assembléia tem sido bastante criteriosa na concessão de homenagens e que Vanderlei preenche todos os requisitos para receber tal honraria. "O bronze em Atenas ficou por conta dos percalços, mas esta Assembléia lhe entrega este título como medalha de ouro dos paranaenses", disse o presidente da Casa, Nelson Justus (DEM).Vanderlei agradeceu a homenagem, disse que não sente nenhuma mágoa do episódio ocorrido em Atenas e que está treinando forte para poder estar entre os três maratonistas que vão representar o Brasil nas olimpíadas de Pequim. "Agradeço à deputada Cida Borghetti a todos os deputados que aprovaram por unanimidade este título e espero poder retribuir trazendo bons resultados para o país", disse o atleta.O ATLETAVanderlei nasceu em Cruzeiro do Oeste, interior do Paraná e aos cinco anos foi morar na cidade de Tapira, onde trabalhou como bóia-fria até os dezessete. Lá, iniciou seus treinamentos em meio às plantações da região, quando corria no intervalo do almoço. Mas foi em Maringá que iniciou suas trajetórias de conquistas como atleta profissional.Além das vitórias nas pistas, recebeu a medalha Pierre de Coubertin, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional. A honraria não tem relação com o desempenho técnico do competidor, mas sim, com suas qualidades morais e éticas demonstradas durante situações difíceis ou inusitadas acontecidas durante as disputas. Só dois atletas, na história do comitê olímpico, foram agraciados com a medalha.Nas olimpíadas de Atenas, em 2004, Vanderlei foi arrastado da pista por um padre irlandês que fazia um protesto religioso. Impedido de conquistar a medalha de ouro, ficou em terceiro lugar.