Deputada Luciana Tem Agenda Intensa de Compromissos No Interior

09/03/2006 18h06 | por Thea Tavares
SEMANA DA MULHERCuritiba, PR (09/03/2006) – A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) comemorou o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com uma intensa agenda de compromissos no interior. Até domingo, ela percorrerá uma média de 700 quilômetros por dia para poder participar das atividades alusivas à semana da mulher. Ontem, a deputada começou o dia participando de um ato público em Cantagalo, na região Centro, que reuniu cerca de 100 mulheres camponesas do município, mas também de Candói, Laranjeiras do Sul, Goioxim e Nova Laranjeiras, organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR’s). Após esse ato público, as mulheres realizaram uma caminhada até a agência local do Banco do Brasil, onde reforçaram os pedidos de crédito do Pronaf Mulher na região. Só em Cantagalo, mais de 100 projetos já foram apresentados e a perspectiva é de que esse número aumente. A caminhada das camponesas também se dirigiu ao Fórum da Comarca para realizar exigir o cumprimento dos direitos das mulheres agricultoras e pedir o fim da impunidade e da violência contra a mulher. No pavilhão da igreja matriz de Cantagalo, aconteceu, ainda, um debate com funcionários do INSS de Laranjeiras do Sul sobre a Previdência Rural, seguido de uma confraternização com gincana e sorteio de brindes.Porto Barreiro – Em Porto Barreiro, às 11h, a deputada Luciana participou de um encontro com mais de 600 mulheres, ligadas a 22 clubes de mães do município. Diversas atividades voltadas para a discussão de temas relacionados à saúde da família, à valorização da mulher e ao combate à discriminação e à violência doméstica. De forma bem-humorada e pra simbolizar a homenagem às mulheres presentes no encontro, homens da administração municipal de Porto Barreiro foram para a cozinha e prepararam o almoço e os lanches consumidos na atividade. Até mesmo o prefeito João Costa, intercalou discurso de abertura e despachos administrativos com uma contribuição direta sua, na cozinha, para o sucesso do almoço coletivo.Vitorino – Já no Sudoeste, a deputada estadual Luciana Rafagnin participou das atividades de encerramento do encontro municipal de mulheres, que reuniu mais de 800 pessoas, e foi organizado pela prefeitura local, especialmente os departamentos de Saúde e Bem-Estar Social e de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, a Pastoral da Criança e a Pastoral da Saúde, o escritório local da Emater-PR e a APMI. Na ocasião, a deputada Luciana foi escolhida para prestar homenagem à Sra. Anita Vitalli, de 78 anos de idade, que realizou mais de mil partos voluntariamente no município, onde reside por cerca de 50 anos. D. Anita é também mãe adotiva da vice-Prefeita e secretária de Saúde de Vitorino, Nelcy Miranda, que ficou órfã muito cedo. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o prefeito Valdir Picolotto decretou ontem ponto facultativo. Na comemoração de Pinhal de São Bento, a deputada Luciana foi representada por sua assessora e liderança das mulheres agricultoras do Sudoeste, Sirlei Zatta, de Renascença. Até o final da programação alusiva à Semana da Mulher, Luciana Rafagnin participa, ainda, de atividades na Assesoar, em Francisco Beltrão, das assembléias da Cresol em Marmeleiro, Coronel Vivida, São Jorge do Oeste e Santo Antônio do Sudoeste, bem como da comemoração da semana da mulher em Verê, Bela Vista da Caroba e Realeza.Goioxim - No sábado (11/03), a deputada irá a Goioxim para prestigiar a solenidade de inauguração das obras do Programa Luz Para Todos do governo federal, que já vem beneficiando 330 famílias no município, entre estas, 125 assentadas. Para o Secretário da Agricultura de Goioxim, Lauri Boligon, “a energia elétrica é fundamental para a melhoria da qualidade de vida, para o incremento de avanços sociais e um forte incentivo ao desenvolvimento rural e à produção de leite pela agricultura familiar local”. O evento tem início às 14h no Ginásio de Esportes.Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR)Contatos: Em Cantagalo – (42) 3636-1267 STR / (42) 3636-1926 MPA, com Marlene F. Segunda ou Vitorino Corradine; Em Vitorino - (46) 8803-1791, com Julciano Echer; Em Goioxim – (42) 3656-1013, com Lauri Boligon; Deputada Estadual Luciana Rafagnin – (41) 3350-4087 / 3350-4249. No escritório de Francisco Beltrão: (46) 3524-0939 – ou na Internet: www.lucianapt.org / rafagnin@pr.gov.br.