Deputada Márcia Huçulak (PSD) aborda políticas públicas para Saúde em palestra e encontros em Cascavel Parlamentar faz palestras a servidores sobre prevenção de HIV/Aids e visitas técnicas.

06/10/2023 16h30 | por Assessoria Parlamentar
Palestra com servidores que participam de capacitação em Cascavel.

Palestra com servidores que participam de capacitação em Cascavel.Créditos: Divulgação

Palestra com servidores que participam de capacitação em Cascavel.

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) cumpriu esta semana agenda em Cascavel. Ex-secretária de saúde de Curitiba, Márcia fez palestras nesta quinta e sexta-feira para duas turmas da secretaria municipal de Saúde do município do oeste do estado, tratando das políticas públicas para enfrentamento de HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis – área em que a capital do estado é uma referência nacional.

Esta semana ocorre a formação dos servidores da região que participam do programa de Desenvolvimento da Gestão de Programas e Residência e da Preceptoria no SUS (Sistema Único de Saúde). “Manter as equipes com conhecimento atualizado é um investimento essencial na saúde pública”, destacou Márcia.

Visitas técnicas

A deputada fez ainda visitas técnicas ao Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (Consamu) e a uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, além de participar da entrega de leitos de UTI e de ambulâncias (viabilizadas por emendas do colega Márcio Pacheco).

Para Márcia, a troca de experiências e informações é fundamental para o avanço dos resultados na gestão pública –permite, por exemplo, expandir bons exemplos e aprimorar os diagnósticos do cenário de cara local. “É uma satisfação muito grande participar desses encontros e debater questões importantes para a saúde”, disse Márcia.

Consamu

No Consamu, por exemplo, Márcia debateu com o diretor-geral João Avanci e com a diretoria estratégias para fortalecer o sistema de saúde da região. “Márcia é uma verdadeira representante da saúde”, disse Avanci. “Ajudou a desbravar o SUS desde seu início. É um privilégio recebê-la aqui”.

O consórcio abrange a 10ª e a 20ª regionais de saúde do estado, promovendo a cooperação entre as cidades, a fim de melhorar os serviços. São 43 municípios, com cerca de 1 milhão de moradores. “Vim ouvir e aprender, para levar boas ideias e propostas para a Assembleia Legislativa”, disse Márcia. “O Consamu faz um belo trabalho”.

A deputada participou ainda da abertura dos quatro primeiros leitos da nova UTI pediátrica do Uopeccan, o Hospital de Câncer de Cascavel. Melhoria importante num hospital que registrou aumento de cerca de 15% na oncopediatria desde 2014.

"Estrutura adequada faz toda a diferença no atendimento de saúde, ainda mais para crianças", destacou Márcia, que se reuniu com o presidente do Conselho Administrativo, Ciro Kreuz, e outros membros da direção do hospital.