Deputada Márcia Huçulak (PSD) participa do Saúde em Movimento, encontro técnico que reúne gestores em Foz do Iguaçu Parlamentar destaca importância do debate qualificado para aprimorar os serviços de saúde.

06/12/2023 12h28 | por Assessoria Parlamentar

O evento reúne milhares de profissionais do Paraná, gestores estaduais e municipais, além de representantes do Ministério da Saúde.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) participa nesta quarta-feira (06/12) do Saúde em Movimento, realizado em Foz do Iguaçu até sexta-feira.

Durante o encontro, o governo do Estado deve anunciar o repasse de mais de R$ 560 milhões para custeio da saúde pública e premiar experiências exitosas desenvolvidas no Paraná.

Os debates envolvem uma série de temas importantes para a gestão da saúde pública, como estratégias para aprimorar a Atenção Primária e Ambulatorial, a organização da rede de atendimento, vacinação, segurança dos pacientes, uso do aplicativo e-SUS, cuidados paliativos, programa Mais Médicos, legislação, auditoria, atividades educacionais e de supervisão, entre outros.

“O debate qualificado é importante para melhorar a eficiência do sistema de saúde, um processo que precisa ser permanente, já que as demandas são crescentes”, defende a deputada. “Funciona bem para ampliar o alcance das boas experiências, corrigir e aprimorar processos.”

As apresentações, debates e mesas redondas ocorrem no âmbito de sete eventos técnicos, reunidos no Saúde em Movimento, como o 2º Encontro Estadual do PanificaSUS Paraná, o 4º Acolhimento do Programa Mais Médicos para o Brasil e a 6ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná.

O PlanificaSUS, por exemplo, é uma metodologia de educação permanente, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.