Deputada Márcia Huçulak (PSD) reforça à Sesa pedido de substituição de ambulâncias do Samu Parlamentar é vice-presidente da Comissão de Saúde Pública, que realizou primeira reunião nesta terça (7) e analisou relatório de gestão do Governo do Estado.

07/03/2023 17h08 | por Assessoria Parlamentar
“Muitas ambulâncias da frota estão com mais de cinco anos de uso, quando a recomendação é de que sejam substituídas com no máximo quatro anos”, disse a deputada.

“Muitas ambulâncias da frota estão com mais de cinco anos de uso, quando a recomendação é de que sejam substituídas com no máximo quatro anos”, disse a deputada.Créditos: Orlando Kissner/Alep

“Muitas ambulâncias da frota estão com mais de cinco anos de uso, quando a recomendação é de que sejam substituídas com no máximo quatro anos”, disse a deputada.

Vice-presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, a deputada Márcia Huçulak (PSD) reforçou, nesta terça-feira (07/03) durante a apresentação do relatório de gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o pedido para substituição da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Estado.

Como a responsabilidade de reposição da frota do Samu é do Governo Federal, Márcia já levou a demanda também ao Ministério da Saúde durante audiências realizadas em Brasília com secretários do órgão.

“Precisamos somar esforços”, diz a deputada. “Muitas ambulâncias da frota estão com mais de cinco anos de uso, quando a recomendação é de que sejam substituídas com no máximo quatro anos”, disse Márcia.

O desgaste do uso aumenta a necessidade de manutenção e prejudica um serviço que, por essência precisa ser ágil e eficiente, já que transporta pacientes com quadro de urgência. A frota no estado tem cerca de 350 ambulâncias.

Além da necessidade da renovação da frota do SAMU, Márcia solicitou à Sesa que destine mais esforços às verbas de custeio do sistema de saúde estadual, em especial para apoio ao custeio das ambulâncias de suporte básico do SAMU que não dispõem da contrapartida estadual. “Custeio é perene, todos os dias”, afirmou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação