Deputada Marli Paulino (SD) protocola projeto de lei para tornar a Festa da Uva de Colombo evento oficial do Paraná

10/05/2023 10h42 | por Assessoria Parlamentar

“Esta grandiosa e importante festa merece esse reconhecimento e destaque por evidenciar a cultura e a agricultura local”, explica a deputada Marli Paulino.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou projeto de lei 336/2023 para inserir no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná, a tradicional Festa da Uva de Colombo. “Esta grandiosa e importante festa merece esse reconhecimento e destaque por evidenciar a cultura e a agricultura local”, explica Marli.

Em sua 56ª edição realizada em 2023, a Festa da Uva de Colombo iniciou em 1953, pelos imigrantes italianos, para celebrar por meio da religiosidade, reunião familiar e comercialização, a colheita da fruta e seus derivados que são cultivados e industrializados pelos produtores rurais familiares nas suas vinícolas.

O evento da maior colônia italiana do Paraná ocorre anualmente no mês de fevereiro e expõe além da produção da uva, vinhos e derivados (compotas, sucos, geleias), diversos outros produtos típicos da região e da agroindústria com a presença de empresas de renome no cenário nacional.

De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Colombo, organizadora do evento, o volume de negócios durante os dias de realização da Festa ultrapassa R$ 2 milhões de reais por edição. Além da produção e do comércio, a Festa da Uva de Colombo é um grande evento de confraternização e encontro de diversas gerações que se conectam ao som dos corais típicos italianos e dos mais expressivos artistas em destaque na atualidade.

Em quatro dias de muita cultura, negócios e diversão, a festa movimenta a economia local e atrai mais de 70 mil pessoas anualmente, oriundas de toda a região metropolitana, para prestigiar o evento que acontece sempre no Parque Municipal da Uva, importante e tradicional ponto turístico do município.