Deputada volta a criticar fechamento de escolas no Paraná

04/11/2019 17h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputada Luciana Rafagnin (PT).

Deputada Luciana Rafagnin (PT).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputada Luciana Rafagnin (PT).

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) voltou esta semana a criticar o fechamento de escolas no Paraná e demonstrou especial preocupação com as sucessivas ameaças que pairam sobre as escolas do campo. Nesta segunda-feira (04), ela protocolou um requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pedindo ao governador Carlos massa Ratinho Júnior (PSD) e ao secretário da Educação, Renato Féder, que revejam a decisão de fechar a Escola Estadual do Campo José de Anchieta, que fica no município de São João, localizada no distrito de Nova Lourdes.

Pela segunda vez, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) não autoriza a abertura de novas matrículas para o 6º ano da escola. Os estudantes dessa comunidade rural tiveram de ser remanejados para outra instituição de ensino, distante dez quilômetros dali. Com isso, de acordo com os relatos que chegam à deputada, há estudantes que precisam percorrer mais de 30 quilômetros diariamente, entre os trajetos de ida e de volta da escola até em casa para poderem estudar. “Não autorizar a abertura de novas turmas de 6º ano é um caminho direto para o fechamento de vez da escola, assim que os estudantes que hoje estão cursando do 6º ao 9º anos deixarem de frequentar as aulas”, diz a deputada Luciana.

Luciana conversou com o líder do governo, deputado Hussein Bakri, que mais uma vez também assumiu o compromisso de não deixar fechar escolas no Paraná. Ele informou que se reunirá nesta terça-feira (05) com o Governo para discutir o assunto. Luciana ressalta que o fechamento de escolas do campo, ainda que de forma gradativa como está ocorrendo, coloca em risco o futuro do próprio modo de vida e de trabalho no meio rural.

De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, houve uma redução de 9,5% no número de estabelecimentos rurais nos últimos anos e uma queda de 17,6% na força de trabalho na agricultura familiar. “Levar a escola para a cidade é mais uma porta que se abre para o distanciamento dos jovens das comunidades rurais da realidade em que vivem”, alerta a deputada. “Ao perder a identificação, até por falta de escolha, fica mais difícil imaginar que, no futuro esses jovens possam ser agentes de transformação em suas comunidades”, completou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação